mario afa551883 - 1931

Mário Navarro da Costa nasceu no Rio de Janeiro, em 1883. Estuda com José Maria de Medeiros e Rodolfo Amoedo, destacando-se como marinhista, no começo do século XX. Em 1914, ingressa na carreira diplomática, transferindo-se para Nápoles, onde freqüenta a Accadémia Di Belle Arti e os ateliês de Ulrico Pistilli e Attilio Pratella.

 Com a Primeira Guerra Mundial, é enviado a Lisboa e participa das exposições anuais da Sociedade Nacional de Belas Artes. Permanece por um ano em Paris, onde entra em contato com o Impressionismo, Fovismo e Cubismo. Sua obra guarda vaga influência fovista, residindo na cor e na textura os pontos mais modernos de sua produção.

 

 Em meados da década de 20, volta ao Rio de Janeiro, onde funda a Associação de Artistas Brasileiros, sendo seu primeiro presidente.

 

 A tendência da crítica, desde há alguns anos, é lhe conceder um dos lugares mais importantes entre todos os nossos marinhistas. É o que fizeram Nogueira da Silva e Ronald de Carvalho e, mais recentemente, Celso Kelly e Pedro Caminada Manuel Gismondi. Navarro da Costa explora até o limite as nuances do movimento das águas, com um vigor que por vezes prefere a espátula ao pincel e com o domínio da técnica cromática.

Outros Pintores Modernos