Glossário da arte
Procuramos reunir aqui os termos mais comuns do universo das artes plásticas. Se você tiver alguma sugestão, por favor, entre em contato.
Termo | Definição |
---|---|
Japonisme ou japonismo | A influência do Japão na arte européia, em especial na pintura impressionista e pós-impressionista. |
Jaspear | Limitar pictóricamente os veios e as salpicaduras do jaspe e do mármore com veios. |
Kakemono | Termo japonês que designa uma pintura sobre papel ou seda em forma de tira vertical, que se pendura nos quartos. |
Laca | A laca tradicional é uma substância resinosa, vermelha, translúcida e quebradiça, que certas arvores do gênero Fícus expelem ao serem picadas por alguns insetos semelhantes à cochonilha. Está formada de seiva da árvore e dos restos desses mesmos insetos mortos no liquido que os envolve. A partir dessa substância se obtém um material fácil de trabalhar e também um verniz duro e brilhante, de cor vermelha, muito, empregada pelos chineses e japoneses em suas obras, tanto por suas qualidades estéticas como pelo notável grau de proteção que confere à madeira. Atualmente se empregam lacas artificiais, que não tem nada a ver com a laca tradicional, pois sua natureza química é muito diferente. |
Lavado | Pintura em aguado feita de uma única cor. |
Linóleo | Técnica de reprodução ou gravura em relevo, em que se utiliza como prancha um linóleo grosso, sendo feito de cortiça em pó amassada com azeite de linhaça. |
Litografia | Técnica de reprodução gráfica, utilizada frequentemente para a multiplicação ou seriação de obras de arte inclusive pelos próprios artistas, que consiste em desenhar ou gravar a obra sobre uma placa de pedra preparada, que serve de matriz para a estampa de certo número de cópias em papel. O número destas cópias costuma ser reduzido e normalmente também se indica, principalmente quando o artista intervem diretamente no processo, numerando-se os exemplares assim obtidos; depois se destroem as pranchas. |
Luz | Referente a um quadro, ponto ou centro desde o qual o artista ilumina a cena ou os objetos que pinta. |
Madona | Representação da Virgem Maria. Frequentemente se utiliza o termo italiano madonna. |
Maestá | Termo italiano que se aplica às representações da Virgem Maria num trono e com o Menino Jesus. |
Mancha | Estudo ou esboço feito pelo pintor, já utilizando as cores, para distribuir os efeitos claro-escuro. |
Mandorla | Óvalo que circunda as representações medievais e renascentistas de Cristo majestade e da Virgem Maria. Por sua forma, se denomina também “amêndoa mística”. A arte budista utiliza frequentemente uma auréola semelhante em suas imagens de Buda e dos “bodhisattvas. |
Maniera | Termo italiano que designa o método e o estilo que o artista confere a suas obras. |
Marchand | Galicismo com o que designam os comerciantes de obras de arte. Mais concretamente, na contemporaneidade, pessoa que estabelece com o artista uma relação comercial, em virtude da qual se encarrega da promoção, difusão e venda da obra que este realiza. |
Marina | Em pintura, a forma considerada própria, sem considerar o que representa. |