Glossário da arte
Procuramos reunir aqui os termos mais comuns do universo das artes plásticas. Se você tiver alguma sugestão, por favor, entre em contato.
Termo | Definição |
---|---|
Matiz | Cada uma das graduações ou modulações que uma cor pode receber sem perder o nome que a distingue das outras. |
Matizar | Dar a uma cor uma determinada nuança que a diferencia da cor pura. Também, num sentido mais amplo, harmonizar as cores e ainda, simplesmente, colorir. |
Mec-art | Abreviatura da expressão “mechanic art”, que designa técnicas artísticas baseadas fundamentalmente no emprego de artifícios ou materiais semelhantes aos da tecnologia atual. |
Mecenas | Pessoa que com seu apoio e patrocínio econômico possibilita ao artista se consagrar na realização de sua obra. Este foi o papel do grande Cayo Cilnio Mecenas (73-8 AC) em relação a Virgilio e Horácio, por exemplo, a quem se refere o citado termo. |
Merz | Termo alemão designado pelo pintor e escultor Kurt Shwitters (1887 – 1948) a suas obras de ensamblagem de objetos sem valor e resíduos da sociedade de consumo. |
Miniar | Ilustrar com miniaturas. Este termo se deriva do latim que significa pintar com mínio – um óxido de chumbo vermelho alaranjado ou vermelhão. Daí passou a significar a iluminação de códices a base de pequenos pontos de cor. |
Mixed Media | Expressão inglesa que se refere a obras, muitas vezes experimentais, nas quais se empregou ao mesmo tempo técnica diferente e habitualmente não associada. |
Módulo | Dimensão tomada de alguma parte do corpo humano, que serve para determinar com relação a ela as dimensões mais harmoniosas das demais partes. |
Monocromia | Uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor recebe o nome de monocromia: a arte feita com uma única cor, com variação de tonalidades. É a harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor primária, secundária ou terciária. MONO + CROMIA = UMA COR ESCALA MONOCROMÁTICA é a gradação de valor e intensidade de uma mesma cor. Misturadas com o preto tornam-se mais escuras (ESCALA DE VALOR) e com o branco ficam mais claras ( ESCALA DE INTENSIDADE ). As coisas, na realidade, nunca são de uma só matiz ou tonalidade de cor. Existe grande variedade de matizes e tons dentro de uma mesma cor. As cores recebem influência da luz, da intensidade, dos reflexos e também da nossa própria retina. |
Movimento | Diz-se que uma pintura tem movimento quando sua composição dirige a atenção do contemplador de um ponto a outro da superfície pintada, ordenadamente, de acordo com o desígnio do artista. Não se trata de representação de figuras em movimento, mas que a própria composição da obra confira a esta um movimento interno e virtual. |
Múltipla, obra | A que se faz em série por procedimentos que simplificam e barateiam sua produção. |
Mural | Obra pictórica cujo suporte é um muro ou parede convenientemente preparado para recebê-la. |
Natural, Pintura do | A que toma como modelo as realidades da natureza e principalmente, os seres vivos que existem nela. |
Natureza Morta | Quadro que representa animais mortos ou coisas inanimadas. |
Nimbo | Disco ou auréola luminosa que se pinta rodeando a cabeça de Cristo, da Virgem e dos santos nas representações devotas. |