Glossário da arte
Procuramos reunir aqui os termos mais comuns do universo das artes plásticas. Se você tiver alguma sugestão, por favor, entre em contato.
Termo | Definição |
---|---|
Sanguínea | Lápis de cor vermelho escuro a base de um óxido de ferro (hematites), utilizado por muitos pintores como alternativa do carvão. Também se denomina assim a obra realizada com este lápis. |
Semana de Arte Moderna | Evento ocorrido no Teatro Municipal de São Paulo nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. idealizado por Di Cavalcanti, a Semana apresentou uma série de eventos na área de literatura e da música, e preparou uma exposição de Artes Plásticas. As atividades da Semana, que chocaram o público presente, tinham como objetivo romper com o academismo e propor uma arte brasileira dentro dos preceitos de nacionalismo. |
Shaped canvas | Literalmente, tela ou suporte modelado, isto é, ao que foi dado uma forma diferente da habitual retangular e isso precisamente para maior identificação entre o conteúdo da pintura e seu formato. |
Simultanismo | Adoção simultânea, numa mesma obra, de diversas perspectivas justapostas e ainda contraditórias, como se o objeto se revelasse ao mesmo tempo desde diferentes pontos de vista. No entanto, mais que um desejo de romper na obra com as limitações da visão unifocal, o que os artistas que utilizaram esta técnica ou principio pretendem realmente é introduzir em suas obras o elemento tempo. |
Sinópia | Desenho preparatório para a realização de um afresco, em que se utilizava um pigmento vermelho extraído de uma terra dessa cor conhecida como “sinopis”. |
Solto | Adjetivo que, aplicado a “execução” de uma obra pictórica, indica facilidade, espontaneidade e decisão na pincelada. |
Sombra | Cor escura, contraposta a clara, onde os pintores e desenhistas representam a falta de luz, entoam suas obras e dão vulto aparente aos objetos. |
Sombra de Veneza | Certa pedra de cor escura que, moída, dá um pigmento adequado para sombrear em pintura. |
Sumi-ê | Pintura de traço “único”, derivada da técnica caligráfica oriental, quase uma escrita realizada com pincel. A simplicidade e determinação que ela requer para executá-la, aproximam o Sumi-ê dos ideais ascéticos da mística japonesa. |