Glossário da arte
Procuramos reunir aqui os termos mais comuns do universo das artes plásticas. Se você tiver alguma sugestão, por favor, entre em contato.
Termo | Definição |
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Óleo, Pintura a | Técnica pictórica que utiliza cores a base de pigmentos moídos e coesionados com certos óleos, tais como os de linhaça, noz e dormideira. Para facilitar sua aplicação se empregam também outros óleos dissolventes e secantes. Seu suporte adequado é, indistintamente, a madeira – sobre a qual começou a se aplicar em suas origens – ou a tela, preferida desde o século XVI pelos numerosos pintores que desenvolveram esta técnica, da qual podemos dizer com justiça que abriu novos caminhos para a pintura pela liberdade e pelos meios que ela proporciona ao artista. |
Onirismo | Tendência artística que insiste na representação dos sonhos e na tentativa de plasmá-los em imagens pictóricas. |
Ornamental | Diz-se da pintura – e geralmente, daquela obra de arte que se propõe como enfeite ou adorno, subordinando suas próprias possibilidades expressivas em função de realçar a moldura ou a obra em que se inclui. É evidente que em toda pintura mural, por exemplo, ornamenta o muro em que se encontra; mas somente poderá ser denominada ornamental à medida que renuncia a expressar conteúdos próprios em favor do espaço arquitetônico ao qual serve. |
Paisagem | Pintura ou desenho que representa certa extensão de terreno. Deriva deste o termo país, com o mesmo significado. |
Paixão | Os sofrimentos de Cristo entre a Última Ceia e a Crucificação. |
Paleta | No sentido real, artefato, geralmente de madeira que utiliza o pintor para ter suas cores em ordem e preparadas e efetuar nela suas misturas antes de aplicá-las no suporte. Em sentido figurado, se refere às cores que habitualmente utiliza um determinado pintor nas obras, aquelas que mais o caracterizam e que utiliza como matizes. A expressão “paleta quebrada”, por exemplo, se aplica ao artista que não emprega as cores puras, como se encontram nas lojas, mas que as “quebra”, isso é, modula ou matiza na paleta com a mistura de outras. |
Pantocrátor | Termo derivado do grego, com o sentido de “soberano universal”, com o qual se designam aquelas representações de Deus pai ou de Cristo na figura de rei, freqüentes na arte bizantina e no romântico. |
Parietal, Pintura | Sinônimo de pintura rupestre, embora por extensão se aplique a qualquer pintura realizada sobre um muro ou parede. |
Pasmado | Diz-se do quadro ou pintura cujas cores ou vernizes se embaçaram. |
Passareira | Diz-se da pintura nas quais as cores são estridentes e contrastam harmonicamente. Refere-se ao colorido exagerado das penas de alguns pássaros. |
Pastel, Pintura a | Técnica pictórica que utiliza barras ou lápis de cores moles e pastosas, preparadas à base de uma matéria corante muito moída e goma de tragacanto, que deixam sobre o papel, seu suporte habitual, um traço de cor característico e cheio de matizes. É uma técnica rápida e direta, com a qual se conseguem belos efeitos, embora existam dificuldades para ser conservada sem se alterar. |
Pastiche | Obra que resulta da mistura e confusão de diversos estilos ou temas. |
Pathos | Termo grego – do qual se deriva o português “patético” que, numa obra de arte, se refere à sua expressividade de sentimentos poderosos e apaixonados, com certa perda do equilíbrio clássico. |
Pátina | Tom suave e uniforme que o tempo dá a certas obras de arte como, por exemplo, às pinturas a óleo. Refere-se a semelhança do aspecto que adquirem com o passar do tempo as esculturas de bronze. Mediante diferentes técnicas, o artista pode criar determinados efeitos de pátina. |
Perfil | Contôrno de uma figura, representado convencionalmente por uma linha ou sucessão de linhas que o determinam. |