Glossário da arte
Procuramos reunir aqui os termos mais comuns do universo das artes plásticas. Se você tiver alguma sugestão, por favor, entre em contato.
Termo | Definição |
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Paisagem | Pintura ou desenho que representa certa extensão de terreno. Deriva deste o termo país, com o mesmo significado. |
Paixão | Os sofrimentos de Cristo entre a Última Ceia e a Crucificação. |
Paleta | No sentido real, artefato, geralmente de madeira que utiliza o pintor para ter suas cores em ordem e preparadas e efetuar nela suas misturas antes de aplicá-las no suporte. Em sentido figurado, se refere às cores que habitualmente utiliza um determinado pintor nas obras, aquelas que mais o caracterizam e que utiliza como matizes. A expressão “paleta quebrada”, por exemplo, se aplica ao artista que não emprega as cores puras, como se encontram nas lojas, mas que as “quebra”, isso é, modula ou matiza na paleta com a mistura de outras. |
Pantocrátor | Termo derivado do grego, com o sentido de “soberano universal”, com o qual se designam aquelas representações de Deus pai ou de Cristo na figura de rei, freqüentes na arte bizantina e no romântico. |
Parietal, Pintura | Sinônimo de pintura rupestre, embora por extensão se aplique a qualquer pintura realizada sobre um muro ou parede. |
Pasmado | Diz-se do quadro ou pintura cujas cores ou vernizes se embaçaram. |
Passareira | Diz-se da pintura nas quais as cores são estridentes e contrastam harmonicamente. Refere-se ao colorido exagerado das penas de alguns pássaros. |
Pastel, Pintura a | Técnica pictórica que utiliza barras ou lápis de cores moles e pastosas, preparadas à base de uma matéria corante muito moída e goma de tragacanto, que deixam sobre o papel, seu suporte habitual, um traço de cor característico e cheio de matizes. É uma técnica rápida e direta, com a qual se conseguem belos efeitos, embora existam dificuldades para ser conservada sem se alterar. |
Pastiche | Obra que resulta da mistura e confusão de diversos estilos ou temas. |
Pathos | Termo grego – do qual se deriva o português “patético” que, numa obra de arte, se refere à sua expressividade de sentimentos poderosos e apaixonados, com certa perda do equilíbrio clássico. |
Pátina | Tom suave e uniforme que o tempo dá a certas obras de arte como, por exemplo, às pinturas a óleo. Refere-se a semelhança do aspecto que adquirem com o passar do tempo as esculturas de bronze. Mediante diferentes técnicas, o artista pode criar determinados efeitos de pátina. |
Perfil | Contôrno de uma figura, representado convencionalmente por uma linha ou sucessão de linhas que o determinam. |
Perspectiva | Representação convencional de objetos ou realidades tridimensionais sobre uma superfície, de forma que, de alguma maneira, se note sua tridimensionalidade, isto é, se organizem e articulem de forma que não pareçam objetos e realidades planas. A pintura sempre se enfrentou com o problema da representação de objetos tridimensionais no plano. Historicamente foram os avanços da ciência ótica no Renascimento que tornou possível abordar o estudo do que se conhece como “perspectiva cônica”, que levava até à pintura as leis próprias da visão humana, com suas limitações e relatividades. Mas realçamos que esta sujeição às leis da perspectiva cônica não é o único meio que o artista tem para organizar o espaço interior de sua pintura. Tal perspectiva desempenha um papel secundário em muitas obras da pintura contemporânea, como representou também em muitas pinturas anteriores ao Renascimento ou, por exemplo, na pintura chinesa. Principalmente quando o artista não está, ao contrário dos olhos, submetido a um único ponto de visão, mas oferece em sua obra quantos planos, direções e visões deseje, sob o olhar e compreensão do contemplador da mesma. |
Pictoricismo | Tendência que acentua o valor e a importância dos elementos puramente pictóricos da obra, em detrimento do desenho. |
Pietá | Representação da Virgem Maria com o corpo de Cristo morto em seus braços. |