Glossário da arte
Procuramos reunir aqui os termos mais comuns do universo das artes plásticas. Se você tiver alguma sugestão, por favor, entre em contato.
Termo | Definição |
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Emaki | Palavra japonesa que designa uma pintura desenvolvida horizontalmente num longo papel, que se enrola e desenrola para lê-lo. É, com efeito, um tipo de pintura adequado para ilustração de textos, entre os quais se encontra o famosíssimo “Genji Monogatari” (História do príncipe Genji), escrito por volta do ano 1010, do qual foram feitas cópias belíssimas ilustradas nos séculos XI e XII. |
Emakimono | Palavra japonesa que designa uma pintura desenvolvida horizontalmente num longo papel, que se enrola e desenrola para lê-lo. É, com efeito, um tipo de pintura adequado para ilustração de textos, entre os quais se encontra o famosíssimo “Genji Monogatari” (História do príncipe Genji), escrito por volta do ano 1010, do qual foram feitas cópias belíssimas ilustradas nos séculos XI e XII. |
Empastar | Aplicar a cor sobre a superfície que se pinta em quantidade suficiente para que cubra bem a imprimação e o esboço traçado sobre ela. |
Emulsão | Suspensão na água de substâncias insolúveis nela, dispostas em forma de partículas pequeníssimas. |
Enarenação | Mistura de cal e areia com a qual se preparam as paredes a serem pintadas. Para a pintura a afresco, conforme a técnica do “buon’fresco” idealizada pelos artistas italianos do século XIII, se requeria uma camada de reboco grosso (arricio), composta de três partes de cal por duas de areia. Uma vez que esta camada se encontrava completamente seca para o que deveriam transcorrer vários meses – se umedecia exteriormente, aplicando-se sobre ela uma camada de estuque (intonaco) de um centímetro ou centímetro e meio de espessura, composta de areia fina, pó de mármore e cal em partes iguais. Sobre este estuque fresco, se pintava a dobra ou a correspondente parte dela, pois o trabalho deveria ser realizado na mesma jornada de aplicação da mencionada camada. |
Encarnação | Termo utilizado quase sempre no plural para se referir às partes de um quadro que representam a figura humana nua, isto é, a carne e sua particular cor. |
Encáustica | Técnica de pintura a cera onde as cores misturadas são aplicadas quentes sobre a superfície a ser pintada. Atualmente se coloca uma fonte de calor pelo dorso do suporte. |
Ensamblagem | Ato ou efeito de ensamblar, de embutir peças de madeira por meio de entalhe. |
Entunicar | Dar duas demãos de cal e areia grossa à parede de tijolo ou pedra onde se deve pintar o afresco. |
Ep-art | Abreviatura da expressão inglesa “epidermal art”, que se refere as práticas artísticas ou para-artísticas que consistem na decoração ou pintura do corpo humano. |
Esbatimento | Em pintura, sombra que um corpo faz sobre o outro. |
Esboço | Propriamente, em pintura, traço colorido daquilo que será propriamente o quadro. Nele, é importante a cor, que o distingue do esboço ou apontamento, no que corresponde principalmente ao desenho. De fato, no entanto, normalmente as três palavras se empregam como se fossem sinônimos. |
Escorço | Representação de um corpo ou figura num espaço menor do que corresponderia a sua dimensão, submetendo-as às leis da perspectiva. |
Esfumado ou sfumato | Na pintura ou desenho, transições de luz e sombra tão graduais que ficam quase imperceptíveis. |
Espátula | Faca em forma de paleta. Entre outras utilidades, serve ao pintor para aplicar a cor diretamente sobre a superfície do quadro, substituindo o pincel. A obra realizada com essa técnica à qual as vezes se dá o nome de “espátulas” – tem um acabamento característico que produz a sensação de espontaneidade e vigor. |