Glossário da arte
Procuramos reunir aqui os termos mais comuns do universo das artes plásticas. Se você tiver alguma sugestão, por favor, entre em contato.
Termo | Definição |
---|---|
Shaped canvas | Literalmente, tela ou suporte modelado, isto é, ao que foi dado uma forma diferente da habitual retangular e isso precisamente para maior identificação entre o conteúdo da pintura e seu formato. |
Simultanismo | Adoção simultânea, numa mesma obra, de diversas perspectivas justapostas e ainda contraditórias, como se o objeto se revelasse ao mesmo tempo desde diferentes pontos de vista. No entanto, mais que um desejo de romper na obra com as limitações da visão unifocal, o que os artistas que utilizaram esta técnica ou principio pretendem realmente é introduzir em suas obras o elemento tempo. |
Sinópia | Desenho preparatório para a realização de um afresco, em que se utilizava um pigmento vermelho extraído de uma terra dessa cor conhecida como “sinopis”. |
Solto | Adjetivo que, aplicado a “execução” de uma obra pictórica, indica facilidade, espontaneidade e decisão na pincelada. |
Sombra | Cor escura, contraposta a clara, onde os pintores e desenhistas representam a falta de luz, entoam suas obras e dão vulto aparente aos objetos. |
Sombra de Veneza | Certa pedra de cor escura que, moída, dá um pigmento adequado para sombrear em pintura. |
Sumi-ê | Pintura de traço “único”, derivada da técnica caligráfica oriental, quase uma escrita realizada com pincel. A simplicidade e determinação que ela requer para executá-la, aproximam o Sumi-ê dos ideais ascéticos da mística japonesa. |
Tábua | Pintura feita sobre madeira. |
Tecidos | Na pintura é utilizado geralmente no plural, se refere às roupas representadas e – em concreto – às que se dissimulam com um jogo de pregas. O tratamento dos tecidos é especialmente importante para criar a sensação de volume corporal com seu jogo de luzes e sombras; daí a atenção que, historicamente, mereceu, desenvolvendo-se diversas técnicas para conseguir esse efeito. Do mesmo modo, os tecidos podem introduzir numa obra pictórica ritmos lineares expressivos. |
Técnica | Ao se referir à técnica de determinado pintor, além de se referir ao tipo de pintura que emprega – óleo, afresco, aquarela, etc.-, faz referência ao uso adequado ou inadequado dos elementos que a caracterizam: da preparação do suporte, das cores, vernizes, etc. O bom conhecimento e o bom manejo, dos elementos próprios de cada técnica é o que permite ao artista tirar melhor proveito dela, embora, às vezes, os que a dominam melhor não são precisamente os melhores artistas. A influência da técnica era muito mais importante no passado que agora, dado que o artista era obrigado a realizar uma série de tarefas que atualmente se encontram feitas; por exemplo, a da elaboração de suas próprias cores. Insuficiências técnicas conduziram ao posterior deterioro de muitas obras de arte. |
Tela | Tecido de linho, cânhamo ou algodão que, depois de lavado e convenientemente tratado e colocado esticado num bastidor, serve para pintar sobre ele. Por extensão, se dá também este nome à obra pintada sobre a dita tela. |
Têmpera, Pintura a | A que utiliza pigmentos secos “temperados”- dissolvidos, misturados – num meio que os torna aderentes e que os fixa e estabiliza no suporte a que estão destinados. Dito meio costuma ser substâncias gelatinosas de diversas naturezas, tais como goma arábica, gema de ovo, caseína, ceras, etc. A maioria das técnicas pictóricas se baseia na têmpera, embora essa denominação se reserva de preferência para aquela classe de têmpera que emprega como aglutinante a gema de ovo e historicamente é a que surtiu melhores resultados. |
Terre-verte ( francês: "terra verde" ) | Pigmento natural obtido de terra vegetal e usado como base para tons de verde e cinza. |
Textura | Disposição de fios de um tecido. Por extensão, em pintura, este termo se refere às qualidades materiais da obra pictórica: espessura das camadas e empastes, pinceladas, etc. |
Tondinho | Pintura realizada sobre um suporte em forma de círculo. |