Artista
Caro Gilberto,
Devo–lhe dizer que gostei do seu trabalho.
Pareceu–me estar diante de um pintor de sensibilidade e oficio.
Suas telas demonstram a qualidade de um artista sério, que busca sua expressão própria.
Desejo–lhe muito sucesso nas próximas exposições.
Com abraço do, JORGE AMADO
Bahia, 1978, em carta enviada ao pintor.
Currículo
Gilberto Gomes
Nasceu em Aparecida, São Paulo em outubro de 1955.
Pintor, Desenhista, Ilustrador, Gravador, Escultor, Restaurador e Professor de Artes Plásticas.
Dedica – se às Artes Plásticas a partir de 1968, quando foi aluno do renomado escultor Teixeira Machado. Ainda nessa época conviveu com os pintores Theodoro Meirelles, José Roberto Santos, Chico Santeiro e Oswaldo Teixeira.
Posteriormente na Bahia onde viveu por 14 anos, freqüentou os Ateliês dos Artistas Karl Heins Hansen Bahia, João José Rescála, Carlos Bastos, Carybé e Rainer, de onde absorveu técnicas para aprimoramento de seu trabalho.
Ainda na Bahia foi professor da Oficina de Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana e a convite do MEC, FUNARTE e Universidade Federal da Bahia, lecionou pintura e desenho em Cachoeira, no PRODESCA – Programa de Desenvolvimento da Cachoeira. Participou de várias exposições em Salvador, Feira de Santana, Santo Amaro e Cachoeira.
Gilberto Gomes pertence a várias Entidades Culturais Brasileiras, dentre elas a Associação Paulista de Belas Artes e a Sociedade Brasileira de Belas Artes.
Detentor de prêmios em Exposições e Salões de Arte no Brasil e Exterior, possuindo dentre outros, Medalha de Ouro, Medalha de Honra, Menção Honrosa e diversas Salas Especiais, ao lado de grandes artistas brasileiros.
Possui também um vasto curriculum com participações em centenas de eventos.
Artista de ampla e legítima reputação nacional, tendo sua obra catalogada nos principais segmentos culturais destacando – se os "Dicionários Artes Plásticas Brasil", de Júlio Louzada, "Dicionário de Pintores Brasileiros", de Walmir Ayála – editora Spala – Rio de Janeiro, 1986; "Dicionário de Pintores Brasileiros", edição revista e ampliada por André Seffrin – editora da Universidade Federal do Paraná, 1997; "Arte & Artistas Brasil 2001", Laserprint Editorial – São Paulo; "Bilhetes da Loteria Federal da CEF em duas emissões inteiras", Brasília – DF; "Cartões telefônicos da Telefonica", Interprint – São Paulo – SP; "Revista de Pintura Domani, como Convidado Especial da edição de julho de 2002" – Editora Domani – São Paulo – SP.
O artista possui obras em Acervos e Coleções particulares em mais de trinta países, destacando – se o Palácio da Presidência da República em Brasília, Universidade Federal de Zaragoza – Espanha, Banco Bradesco – New York, Banco do Brasil – Leningrado, Fundação Cultural de Munique – Alemanha, Embaixada Brasileira – Argentina, Ateliê do Pintor Americano Gregory Gallo – New York, Museu Regional de Feira de Santana, dentre outras coleções.
Na Internet, Gomes está presente em dezenas de Sites e no Portal Bahia Hoje, um dos maiores do Norte Nordeste, o pintor mantém o seu Site Oficial em www.bahiahoje.com.br/gilbertogomes, onde em mais de 300 páginas, podemos avaliar a extensão da obra desse renomado artista brasileiro.
Gilberto Gomes na opinião da crítica:
"Devo lhe dizer que gostei do seu trabalho. Pareceu – me estar diante de um pintor de sensibilidade e ofício.
Suas telas demonstram a qualidade de um artista sério que busca sua expressão própria."
JORGE AMADO – em carta ao pintor, 1978.
"Caro Gilberto, lindo trabalho acompanha convite.
Fosse rico, perguntaria preço. Sucesso!"
MÁRIO LAGO – em telegrama ao artista, 1981.
"A Gilberto Gomes está reservado um futuro promissor, tal é a segurança com que pinta devido a possuir um apreciável domínio artesanal"...
JOÃO JOSÉ RESCÁLA – prefaciando o catálogo do pintor.
"Todo artista jamais persegue outro objetivo que não seja o de manifestar e mostrar aos outros o segredo de seu interior, do qual, sente a riqueza e o peso.
Gilberto Gomes, jovem entre São Félix e Cachoeira, deixa entrever na sua Arte a exuberância tropical parada no tempo"...
CARLOS BASTOS – prefaciando o catálogo do artista em 1978.
"Gilberto Gomes desponta como um dos mais promissores e fecundos pintores da nova geração de artistas brasileiros".
JOSÉ LUIZ PASIN – prefaciando exposição do artista em 1979.
"As grandes e harmoniosas volutas, a frontaria graciosa, as expressivas arcaduras do ático, o alto nível dos desenhos dos ornatos e a luz que pousa sutilmente e acende as portadas almofadas – exaltação e transcendência barroca – algo que coloca Gilberto Gomes entre os talentosos artistas da nossa terra".
IVO VELLAME – prefaciando a exposição na ACBEU.
"Dá gosto banhar – se na luz crepuscular dos seus quadros e sorver a doce melancolia que escorre dessas paisagens, em luta contra o tempo e a morte".
DIVAL PITOMBO – prefaciando o catálogo do Museu Regional de Feira de Santana.
"A gente podia divisar em seus trabalhos, ainda como principiante que era; as qualidades nascentes de um verdadeiro artista...
Se desde o primeiro instante acreditamos em Gilberto Gomes, na sua obra, na sua Arte; reafirmamos agora esta crença, pois ele confirmou seu crescimento artístico com a beleza do seu trabalho".
FRANCISCO FORTES
BENEDITO DUBSKY COUPÉ
(Historiador)