Artista
O desenho é uma arte de viagem,
Viajamos em torno do passado, presente,
E seguimos para o futuro do mundo. E das coisas mais belas de universo.
Essa é a verdadeira meta e luta dos Artistas Plásticos.
Passar o tempo à suavidade.
Currículo
Flávio Evangelista Vitor
Brasileiro, Nascido em São Paulo em 26/11/1965.
Meu Dom para desenho começou na escola, quando a professora saia da sala, pegávamos pedaços de giz e desenhavamos na lousa. Um dia ela me pegou desenhando e me colocou de castigo. Passado dias ela estava explicando uma matéria e precisava de um desenho, foi quando ela me chamou à lousa e pediu para que eu fizesse um desenho.
Desde esse dia, passei a me interessar mais por desenho. E os fazia nas paredes de casa não com freqüencia.
Raras vezes desenhava. Uma ocasião desenhei um rosto no papel, mas era só um rosto de um senhor. Guardei-o dentro de um caderno e lá ficou até que meu pai olhando para ver como eu estava indo na escola, olhou surpreso o desenho e disse à minha mãe que era o retrato de seu pai. Mas como se ele nunca tinha visto uma foto dele? Ele faleceu quando meu pai tinha 18 anos. Ele guardou o desenho no bolso. Um dia todos reunidos numa festa, o meu pai tirou o desenho do bolso e mostrou para os seus irmãos, e, para a surpresa de todos era o retrato de meu já falecido avô, mais como? Se o único retrato dele está só em nossas mentes disseram meu pai e os irmãos, não existe foto dele!
O tempo passou e só fazia rabiscos em papel. Em 1985 entrei no porão de casa quando vi umas bisnagas de tinta e uma pequena placa de eucatex.
Foi então que comecei a jogar cores e formas quando surgiu meu primeiro trabalho. Virava e mexia com o incentivo de minha mãe, lá estava eu pintando às vezes ou quase sempre eu pegava madeira velha e colocava por cima o meu lençol, surgia assim uma tela.
Estava morando com meus pais no interior de São Paulo numa cidade chamada Glicério .
No ano de 2001 - Feito um pedido do Presidente da UVESP. Sebastião Misiara e Superintendente do CEPAM, na Fundação prefeito faria lima foi entregue ao Senador Romeu Tuma um quadro, simbolizando a cidade ideal em homenagem ao Estatuto da Cidadania de 2001, nome do quadro Glicério II, cidade do Interior paulista pintado por Flávio Evangelista.
SEMINARIO QUE ELABOROU: O presidente da assembléia legislativa da Estado de São Paulo, e presidente de honra da UVESP Walter Feldman, assinou com Sebastião Misiara o protocolo de Intenções para e execução do projeto da Assembléia de descentralizar suas ação em sub-sedes.RomeuTuma é o presidente da comissão de assuntos sociais, que encaminhou para o plenário a votação do ESTATUTO DA CIDADE, seu trabalho com os Senadores para agilizar a votação da lei e iniciando a elaboração do PLANO DIRETOR. E outros como, a união da UVESP e SENADO no combates ás drogas com o general UCHOA, secretario Nacional Antidrogas, e muito mais. A cerimônia de entrega aconteceu no Hotel Crowne Plaza no dia 10 de dezembro. O evento marcou o fim do ciclo de seminários da UVESP em 2001.Foi feita uma matéria na rede vida de televisão e no jornal do Interior uma publicação da União dos Vereadores do Estado de São Paulo Editado: Ano II numero 14 - janeiro/fevereiro de 2002 onde percorreu em 645 municípios de São Paulo.
Depois dessa homenagem voltei para minha cidade para cuidar das coisas de meu falecido pai, mas sempre sentindo uma enorme vontade de estar pintando.
Então voltei agora para o ABC Paulista para me dedicar inteiramente à arte plástica, que é o que mais amo fazer. Não sou o melhor, mas todos gostam dos meus quadros. E não fiz faculdade, só agradeço a Deus por Ter conseguido.
Meus quadros são feitos com madeira que eu mesmo faço para os quadros e a tela é de lençóis que eu tiro da minha cama. Tenho um quadro que é uma cadeira. Tenho muitas telas, tem uma que é parte de um armário antigo e não pude ainda usar tintas especiais, uso bisnagas e pincel comum, mas ainda vou poder usar pincel e tintas próprias.
Sinto na alma que posso fazer coisas ainda mais lindas se eu tivesse os materiais certos.
A minha carreira como artista plástico começou recentemente quando deixou de ser um hobby, mas lidar com os pinceis isso sim faz algum tempo, não necessariamente toda semana como gostaria que fosse por diversos problemas, exemplo trabalho, contra tempo, situação financeira etc.
No ano de 2000 foi feita uma exposição no CEPAM, Centro de Estudo e pesquisa de Administração Municipal na cidade Universitária.Onde a Cléia Moraes Diretora de Turismo do Estado de São Paulo teve sua participação pessoal e inteira dedicação no evento.
No ano de 2003 - No mês de novembro a revista livre mercado do grande ABCD em Santo André, fez uma matéria onde ficaram supresso com a riqueza de detalhes e tão pouco os recursos com que faz os seus quadros, onde e a pratica como o faz. Em Dezembro do mesmo ano na tv cambrás UHF canal 03.Tem um programa chamado Toque de arte com o apresentador Luiz Moreno,
No ano de 2004 - No mês de abril foi feita uma exposição no Bairro Campestre em Santo André.Onde a imprensa local já o aguardava foi feita uma reportagem com o Evangelista falando de seus trabalhos, o artista foi muito aplaudido pelos presentes e comparado a vários artistas famosos.
No ano de 2005 - O Jornal Da Mulher onde tem espasso para galeria de arte deram uma nota falando do artista plástico que vai ficar até o final do mês de setembro.