Artista
Sou um eterno pesquisador, buscando lugares quietos ou perdidos no tempo, onde posso sonhar e construir meus castelos. Buscando as flores sem dono a beira do caminho, que enfeitam e dão graciosamente um aroma sutil ao que passa.
Currículo
Nome Artístico: Cecconi
Nome: Clauber Campos Cecconi
Av. Comandante Júlio de Moura, 651 apto. 203
Pedra de Guaratiba Rio RJ
CEP 22621-251
Tel: +55 +21 + 24176158 *
Fax: +55 +21 + 967017339 *
BUSCANDO
Sou um eterno pesquisador, buscando lugares quietos ou perdidos no tempo, onde posso sonhar e construir meus castelos.
Buscando o verde musgos das florestas, das montanhas que se derramam pela perspectiva tornando-se num verde azulado, encontrando-se no horizonte sempre com nuvens brancas no céu azul sem dimensões.
Buscando as flores sem dono a beira do caminho, que enfeitam e dão graciosamente um aroma sutil ao que passa.
Buscando também o burburinho das pessoas sentadas nas pequenas mesas dos cafés ou restaurantes com seus toldos coloridos estendidos abrigando-os do sol, totalmente indiferentes aos que passam ao redor. Quantos negócios fechados e quantos amores desfeitos?
Buscando pessoas simples no cais do porto, com suas lutas no seu vai-e-vem! Carregando em seus ombros sacos e engradados pesados, as vezes de sol a sol. e quantos vendo-me pintar dizem com um sorriso: "Olha eu aí!"... "Tô no quadro do moço! "
Buscando de várias formas resgatar a paisagem que a modernidade tenta apagar. Por quê?.. Enquanto houver o azul do céu, uma vela triangular da jangada inflada ao sopro do vento dando-me a ilusão da tridimensionalidade e a empurrá-Ia rumo ao mar, com seus bravos jangadeiros, estarei buscando a fascinação das cores, o puro, a alegria e, sobretudo o amor.
Buscando na minha pintura uma realidade para transformá-la numa sinfonia.
Clauber Campos Cecconi- Artista Plástico, antes de dedicar-se inteiramente à pintura, Cecconi já era conhecido pelos seus trabalhos de ilustrações publicitárias e no campo editorial por suas capas de livros e seus desenhos a nanquim, tal versatilidade provavelmente era decorrente de suas buscas constante no desenho.
Cecconi, já nos primeiros anos da década de 60. Recebera vários prêmios por seus desenhos e pinturas apresentados nos salões de arte de que participava. Em 1988 partiu em direção à pintura, dedicando-se totalmente seus dias. horas e minutos. Largou a publicidade e as editoras, envolvendo-se de corpo e alma à pintura ou a arte pura. Em 1992 ganhou o prêmio de viagem à Europa pela Universidade Estácio de Sá.
No velho continente "Europa", descobriu e iniciou uma nova fase em sua pintura; seus temas prediletos ficou sendo: feiras de flores parisienses, os recantos floridos de Levens e Nice no Sul da França, gondoleiros nos canais de Veneza" as ruínas de Roma e os interiores das Catedrais Européias.
A repercussão do seu trabalho chegou as mãos de colecionadores europeus, acervos de norte americanos, japoneses, argentinos, galerias de arte do Rio de Janeiro) Paraná, Florianópolis, Vitória, Recife outros estados. Recebeu vários convites para individuais e participou de inúmeras coletivas etc. .
Ao longo de 44 anos de pintura, Cecconi, alcança com sua arte realmente excepcional, a universalidade a que tem direito.
Recebeu no dia 08 de outubro de2004, o título de Imortal da Academia Brasileira de Belas Artes, cadeira de grau nº15, que tem o pintor Pedro Américo como Patrono.
Principais exposições
ANO 2001
- Exposição Coletiva, com mais 11 Artistas Plásticos, na "Santa Ceia do Terceiro Milênio" (nov01) - Dividindo o Pão do Espírito, da Cultura e da Arte com o quadro "A Ceia do Senhor" (0,89 x130) - Galeria de Arte Patente - Vitória (ES) .
ANO 2000
- Exposição Coletiva (3 Artistas: Ceconi, Amorelli e Laerte Motta) - Museu Antônio Parreiras, Niterói (RJ).
- Exposição Coletiva - 20 Artistas convidados - "500 Anos - Arte Brasileira - Calçada da Fama" - Marly Faro - Galeria de Arte (RJ).
ANO 1998
- Exposição Dupla - com G.Gardano - "Semana Italiana" - Clube Naval de Niterói (RJ) (mai98).
- Exposição Coletiva (8 Artistas) - Country Clube de Nova Friburgo (RJ) (out98).
ANO 1997
- Exposição Individual, em Maringá (Paraná).
- Exposição Coletiva - "Exposição 8 Artistas - Extremos" (ago97) - Country Clube de Nova Friburgo (RJ).
ANO 1996
- Exposição "4 Artistas Plásticos- Cecconi, Camões, Benigno e Sörensen" - Tribunal de Alçada Criminal (RJ) - em seu Jubileu de Prata.
ANO 1994
- Exposição Individual, em Londrina (Paraná).
Ceconi possui Obras de Artes
- no acervo do " Museu de Artes de Londrina".
- no acervo do " Museo Maria da Fontinha", Além do Rio -Gafanhão - Castro Dire, em Portugal.
- em coleções particulares e Instituições no Brasil, EUA, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, Inglaterra e Japão.
Principais Prêmios
Imortaliza-se, pela unanimidade de votos da Comissão de Avaliação, para ocupar a Cadeira de "Grau nº15" da Academia Brasileira de Belas Artes (RJ), que tem como Patrono o grande pintor Pedro Américo.
- Recebe o Título de "Gran Mestre" pela Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais.
- Eleito Membro da Academia Brasileira de Belas Artes (RJ). Imortaliza-se pela unanimidade de votos da Comissão de Avaliação, ocupando a Cadeira "LIVRE" Nº47 - cujo Patrono foi o Pintor Alcides Cruz.
- Agraciado com o "Grande Colar de Ouro e Comenda" (Grau de Comendador ) da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais.
Depoimento de Virginie Parriaux
CECCONI, a procura do "EU"
Ir ao encontro de pintores como o brasileiro Cecconi, de passagem a Nice, é que podemos nos extasiar diante da incrível universidade da arte. Com a mesma profundeza animam todos os artistas. Cada vez mais no alto de suas procuras (objetivos), suas realizações fazem as referências de evidências pessoais ou socialmente complicadas de entender, mas a sedução, a emoção fala bem forte...
Artista de influência impressionista, Cecconi nasceu em São Paulo, em 1939 e começou sua carreira artística em 1962 no coração da SBBA(Sociedade Brasileira de Belas Artes). Autodidata, ele muito trabalhou para adquirir as grandes técnicas, como o guache, aquarela, pastel, óleo e atualmente, o ACRlLICO.
Sua motivação é de captar o cotidiano dentro das suas palpitações mais sensíveis e delicadas, a fim de imortalizá-las. Mas seu cuidado não é um testemunho, o realismo é truncado contra uma interpretação pessoal da situação, pegando suas raízes dentro do relativo. Dentro deste percurso inicial, ele nos faz dividir, de imaginações ou de flashes visuais imaginados dentro de seu espírito ou conservados dentro de esboços. Ele tenta então penetrar o sujeito ou a idéia escolhida e modificar e enriquecer pela sua imaginação. Essa distância evolui e passa de uma procura estética à harmoniosa que personaliza tanto sua expressão e sua emoção.
Todo funcionamento de Cecconi se articula ao lado de uma vontade de domínio técnico. Assim as linhas e superfícies são sabiamente dosados, os tons e cores orquestrados pela luz que irradia suas cidades, paisagens ou vilarejos, e a presença humana que se faz discreta. Tudo em nuances cromáticas enfeitadas da utilização do claro e escuro, as associações de superfíceis colorizadas nos propõem, na revelação de uma só parte de sua personalidade interior. Seus personagens realizados a nankim, com muita originalidade, demonstram entre outros, o caráter inerente existente entre o indivíduo e seu meio social.
OS MALES DO BRASIL
Não se pode negar o apego de Cecconi a seu País, mesmo subvertido econômica e socialmente. Assim, seus quadros são por vez as exteriorizações dos males do Brasil. Quando a pobreza se derrama nos morros das grandes cidades ou quando a precavidade das construções e o valor pulsante da natureza. A esta NATUREZA ele se detem incansavelmente, como se agitasse duma liberação face a um cotidiano rude, deixando emergir ternura e romantismo, as outras facetas deste verdadeiro pintor .
Calma e serenidade ou violência de autencidade, Cecconi faz, involuntariamente, variar suas sensações.Quando ele fala de seu trabalho, que lhe permitiu ganhar dentro de um concurso de pintura esta viagem à Europa, Cecconi não deixa de evocar sua mulher, Aydê, que não é outra que sua musa.Graças a ela, ele tem guardado a inspiração de se realizar em sua vida artística e em suas procuras e investigações dentro de um inconsciente cheio de surpresas.
Não podendo se dedicar integramente a sua arte ele passou 30 anos dentro da publicidade. Hoje "livre", ele esquece este meio superficial e falso.
Atualmente, só um pequeno grupo ajuda a Arte no Brasil, que aparece como secundário face aos muitos problemas deste país.
A Arte ainda não é apreciada a seu justo valor, mais gradativamente por Cecconi, se efetua uma mudança progressiva.
Pitorescos, úmidos, cheios de charmes, de uma beleza selvagem, inudando de luz, os trabalhos de Cecconi, refletem uma pérola de vida de felicidade, uma
alegria que lhe transcreve.
Virginie Parriaux – Jornalista
Depoimento de J R M Stávale
CECCONI, voltado quase sempre para a natureza, consegue reproduzir este setor com cores fortes e contrastes sabiamente dosados. Sempre com muito movimento, luminosidade e efeitos de luz e sombras em suas paisagens. Há um toque sensível e volumoso, em termos de matéria, passando uma textura emotiva.
Pela força expressiva e consciência sintética de seu metier, CECCONI será conduzido ao rumo certo, ao progresso irreversível.
Na perícia de seu desenho, consegue captar o peso energético dos gestos.
José Ricardo M. Stávale – Marchand
Depoimento de Manoel Costa
As paisagens concebidas por CECCONI constituem um signo de sua preocupação só com o ato de pintar em si, independente de representatividade figurativo-realista ou não.
A pintura não é, para Cecconi, confronto dialético de formas e estilos. Consiste numa plasticidade apropriada tanto para configurar uma visão individual do Real Comum, quanto exprimir um flagrante da criação artística.
A pintura de Cecconi me comove por um conjuntos de motivações profundas. É uma vigorosa celebração à natureza, fonte de todo artista, ao mesmo tempo em que nos revela, sob uma luz emocionada, a atmosfera de paisagens resultantes de sua estada na Europa.
Cecconi é um artista seguro, técnico, honesto e não teme em parecer romântico ou emotivo em face do real ou de seu real.
Suas paisagens tem um permanente sabor silvestre, orvalho, florido às vezes.
Cada quadro estabelece uma certeza de cumplicidade, que permanece no ciclo princípio meio e fim, naturalmente.
Manoel Costa - Artista Plástico