O artista plástico brasileiro Vik Muniz será um dos oradores da quarta edição dos Green Project Awards, que se realizará no dia 15 de Setembro no Grande Auditório da Culturgest, no Edifício Sede da Caixa Geral da Depósitos, Lisboa.
Muniz, um dos mais notáveis artistas plásticos da actualidade, conseguiu atrair a atenção da comunidade artística internacional com fotografias de trabalhos realizados a partir de técnicas diversas e materiais quase sempre inusitados – como a Mona Lisa feita de pasta de amendoim ou o retrato de Elizabeth Taylor montado a partir de centenas de pequenos diamantes.
Mais recentemente, voltou a surpreender o mundo com a série de imagens feitas a partir de lixo. A originalidade de sua obra garantiu-lhe o reconhecimento da crítica e estabeleceu-o como um dos criadores mais adorados da arte contemporânea, presente no acervo dos principais museus do mundo, como o Tate Modern e o Victoria & Albert Museum em Londres, o Getty Institute em Los Angeles, o Museu de Arte Moderna em Nova Iorque e o Museu de Arte Moderna em São Paulo.
“A sustentabilidade – nas suas várias dimensões – tem marcado e guiado o trabalho do Vik Muniz, artista que se tem notabilizado por interagir com as comunidades e temas mais controversos, contribuindo com as suas intervenções artísticas para a sua melhoria” afirma José Manuel Costa, Presidente da GCI, co-organizadora dos Green Project Awards.
“Acreditamos que a sua participação na cerimónia deste ano será fundamental no sentido de, tal como o Vik procura com o seu trabalho, democratizar o conceito de sustentabilidade, tornando-o acessível a todos”, conclui.
A 15 de Setembro, Muniz estará em Portugal para participar na Cerimónia de entrega de prémios dos Green Project Awards 2011. Na quarta edição desta iniciativa, foram recebidas mais de 100 candidaturas, distribuídas por três categorias. Os vencedores foram eleitos por um júri multifacetado, constituído por responsáveis do mundo empresarial, académico e da sociedade civil.
Os Green Project Awards são uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus e GCI que visa a promoção e divulgação da adopção de boas práticas de sustentabilidade no nosso país. Ao longo de quatro edições, já foram distinguidos 28 projectos, escolhidos entre os mais de 500 candidatos.
Para mais informações sobre os Green Project Awards consulte www.greenprojectawards.pt.
{youtube}http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=z1b_7GOoqtU{/youtube}