A diretora de teatro e cinema Christiane Jatahy, o músico e poeta Omar Salomão, a artista visual Zalinda Cartaxo, e a midiartista Giselle Beiguelman são os convidados do segundo encontro do ciclo de palestras “Vanguardas Brasileiras Contemporâneas – O Limite do Possível”, que acontece na próxima quinta-feira, dia 24 de fevereiro no Oi Futuro Flamengo, às 19h30. Neste dia, o tema do debate será “O processo da obra”, sobre o momento da criação de uma obra que passa a ser considerado tão importante quanto o produto final.

Chritiane Jatahy
Chritiane Jatahy

Zalinda Cartaxo

Zalinda Cartaxo

“Por séculos na arte, o processo criativo do artista era realizado em seu ateliê, estúdio, ensaios, textos, e pensamentos que se transfiguravam em diversos estudos, experimentações, caminhos, novas propostas, erros e acertos até se transformar na obra final que chegava ao público, de forma acabada. Nesta palestra, iremos discutir a obra que não chega a sua forma acabada, pois o processo de construção é a obra, com suas infinitas possibilidades”, diz o curador do evento, Nelson Hoineff.

O ciclo palestras “Vanguardas Brasileiras Contemporâneas – O Limite do Possível” é uma correalização da Comalt com o Oi Futuro patrocinado pela Oi e Secretaria Estadual de Cultura. Durante os quatro dias de debates, realizados em fevereiro e março, importantes nomes da área das artes falam e refletem sobre o tema e apresentam trabalhos de artistas brasileiros vanguardistas. O primeiro encontro aconteceu no último dia 10 de fevereiro, com o tema “Vanguardas, hoje”.

Veja o tema das palestras de março:

10/03, quinta-feira
“Novas tecnologias e novos processos” – a mesa, mediada pelo videoartista, doutor em cinema e filosofia pela Universidade de Paris, e professor da UFRJ André Parente, vai falar sobre a influência e as possibilidades que os avanços tecnológicos trazem para o campo das artes. Participarão do debate artistas como o músico multiinstrumentista, produtor e dj Mauricio Fleury, o cineasta Bruno Vianna, que apresenta uma linguagem peculiar sobre a montagem, o processo, e a realização dos seus filmes, o cineasta Esmir Filho e o artista multimídia Lucas Bambozzi.

24/03, quinta-feira
“Celetividade e primeira pessoa” - o tema propõe que os convidados debatam sobre processos de criação coletivos e a figura do artista na atualidade. Participarão da mesa Carlos Contente, arte-educador; Helena Katz, professora e coordenadora do Centro de Estudos em Dança da PUC/SP, além dos artistas plásticos e cênicos Adriano e Fernando Guimarães.

Sobre a Comalt
A Comunicação Alternativa é uma das mais premiadas produtoras de documentários e programas jornalísticos para a televisão brasileira e internacional. Ao longo dos últimos dez anos, conquistou virtualmente todos os prêmios jornalísticos da televisão brasileira e alguns dos mais importantes da televisão internacional, como o Prêmio Príncipe Rainier no III Festival Internacional de TV de Monte-Carlo. Ao todo, a Comunicação Alternativa já levou ao ar mais de 1000 horas de programação inédita em TVs do Brasil e do exterior, sendo pioneira na produção nacional em High Definition. Em 2009, a Comalt lançou dois documentários de longa-metragem para cinema: Alô, Alô, Terezinha!, sobre a obra de Abelardo Chacrinha Barbosa, e Caro Francis, sobre a trajetória de Paulo Francis. No mesmo ano, lançou uma série de 13 episódios para o Canal Brasil, Celebridade Brasileira, e o documentário Nilo Machado - um Cineasta Brasileiro, para o mesmo canal. Também em 2009 iniciou a produção de um novo longa-metragem: Cauby - Começaria Tudo Outra Vez.
http://www.comalt.com

Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 40 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 26 milhões de alunos. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.
www.oifuturo.org.br

Serviço:
Ciclo de palestras sobre Vanguardas Brasileiras Contemporâneas
10 e 24 de fevereiro/10 e 24 de março
Das 19h30 às 22h
Entrada franca
Local: Oi Futuro – Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.





Informações para a imprensa:
Projeto Paralelo Comunicação: 21 2540 6960
Marcelle Braga: 21 7814 4820 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Taysa Coelho: 21 8838 7950 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.