O RIOSOLIDARIO e o Instituto Cultural Cidade Viva divulgaram a lista dos 10 finalistas do Prêmio Rio Sociocultural 2010. Dentre os escolhidos está a Escola de Cartoon Primeiros Traços, localizada no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. A iniciativa promove oficinas de cartoon, quadrinhos, mangá, criação de personagens, ilustração, entre outros cursos ligados à criação gráfica e editorial. O projeto oferece anualmente 25 a 30 vagas para jovens entre 10 e 18 anos matriculados no ensino fundamental e este ano vai lançar a primeira produção editorial feita pelos alunos: um álbum ilustrado sobre a infância de Machado de Assis.

O Prêmio, que este ano chega a sua segunda edição, teve 228 projetos inscritos. Os finalistas foram selecionados por uma comissão formada pelos realizadores do Prêmio e seus parceiros. Além da iniciativa de Vila Isabel, a cidade do Rio de Janeiro também será representada pelo Centro de Ópera Popular de Acari. Volta Redonda também terá dois projetos na grande final: O Clube Foto Filatélico Numismático e o projeto Criando Cultura, Produzindo Sonhos. Os outros finalistas são: Projeto Circo Baixada, de Queimados, MacacuCine, de Cachoeiras de Macacu, Um Passeio na História, realizado no município Paraty, Gotta: os interpretas da alegria, de Campos dos Goytacazes, Sociedade Musical Camerata Rioflorense, de Rio das Flores, e Vagão da Leitura, de Vassouras.

Cada um dos dez finalistas foi contemplado com R$3 mil e os cinco grandes vencedores, que serão conhecidos no final de março, ganharão mais R$5 mil cada. Serão distribuídos também Notebooks e certificados especiais Sebrae para os cinco Pontos de Cultura de destaque: Agência de Mídia Livre, Solar Meninos de Luz e Núcleo de Educação e Cultura Fundição de Paz e Progresso, do Rio de Janeiro, Projeto Circo Baixada, de Queimados, e Pim – Programa de Interação pela Música, de Vassouras.

Patrocinado pela CEG, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, e apoio do Sebrae, o Prêmio Rio Sociocultural é realizado pelo RIOSOLIDARIO em parceria com o Instituto Cultural Cidade Viva e tem como característica a escolha de ações socioculturais que contribuam para o crescimento social, para a autoestima das comunidades, e para o fortalecimento da identidade fluminense. As ações devem ser soluções simples, inovadoras e que dispensem grandes investimentos. Devem ter também potencial multiplicador para outras cidades, e ainda incluir segmentos culturais marginalizados, valorizar grupos culturais locais e gerar trabalho e renda, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Mais Informações:
www.premioriosociocultural.com.br


Informações para a imprensa:
Marcelle Braga: 21 7814 4820 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Taysa Coelho: 21 8838 7950 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.