presente Monumento foi uma surpresa aos moradores, já que ficou cercado por tapume até a inauguração
Os moradores do Nova Mogilar foram surpreendidos ontem pelo monumento inaugurado na Praça Assumpção Eroles. A obra do artista plástico Maurício Chaer, intitulada "Figura tomando sol", atraiu curiosos, políticos e a classe artística de Mogi, já durante o período em que foi produzida, permaneceu protegida por tapumes, sem que o público pudesse visualizar sua construção. O prefeito Marco Bertaiolli também esteve presente e destacou a iniciativa da Construtora Damebe, responsável pela doação do material utilizado na escultura.
O trabalho tem nove metros de comprimento, três metros e meio de altura e 4 metros de largura. Foi produzido com ferragens, tela, concreto e porcelanato (pastilhas), pesa duas toneladas e demorou um mês para ficar pronta.
Segundo o prefeito, o monumento faz parte de mais um sucesso da parceria "Adote uma Praça", desenvolvida pela Prefeitura Municipal, e que hoje já conta com 42 espaços públicos adotados por empresas, instituições e pessoas físicas. "Desta vez, trouxemos à população um pouco de arte e cultura. Este é o quarto monumento que ganhamos dos artistas da Cidade", comemora o chefe do Executivo. Não há previsão de construção de novas obras de arte para a Cidade.
Na cerimônia de inauguração, a gerente de incorporação da Damebe, Melissa Cruz, explicou que o objetivo da empresa é facilitar o acesso das pessoas à cultura e, por isso, a escultura serve como presente pelos 451 anos de aniversário da Cidade, comemorados no último dia 1º de setembro. "A construtora quer garantir mais qualidade de vida às pessoas, cuidar da praça e embelezar ainda mais os espaços públicos do Município", destacou Melissa, lembrando que a região é privilegiada pelo visual da Serra do Itapeti.
A estudante Beatriz Castilho, de 18 anos, pratica exercícios diariamente na Praça Assumpção Eroles. Ela e sua amiga, Isabella Passos, 18, ficaram surpresas com a "Figura Tomando Sol", criada por Maurício Chaer. Segundo elas, é um monumento futurista e exige um certo tempo para entender o que o artista quis dizer com a obra. "Muito abstrato. Confesso que tomei um susto quando cheguei aqui. Gostei, acho que deu um toque diferente ao lugar", comentou Beatriz.
Há mais de 60 anos em Mogi, o aposentado João Antônio de Moraes, 78, disse que esta obra foi a melhor coisa que Mogi já ganhou. "As pessoas gostam de novidades. Este tipo de arte chama a atenção do Estado inteiro. Imagina se todas as praças fossem repletas de obras de arte! Esta é a melhor praça de Mogi e novamente o pessoal acertou em nos presentear com esta minhoca esquisita", brincou o aposentado, dando este apelido ao monumento.
Fonte: http://odiariodemogi.inf.br
Notícias
Escultura atrai curiosos à Praça
- Categoria: Notícias