São Paulo - O artista plástico francês Philippe Mayaux, de 42 anos, desenha no paredão um presente para o aniversário de São Paulo: um mural de 8 metros de altura por 180 metros de comprimento.

 

Em São Paulo pela segunda vez, Mayaux participa de um intercâmbio entre a Prefeitura e Paris. Suspenso a 6 metros do solo dentro de um cesto hidráulico, o artista, que conta com a ajuda de quatro jovens grafiteiros paulistanos, começou a pintar os desenhos sobre o fundo cinza.

 

Mayaux vai celebrar a diversidade étnica e cultural da cidade no painel Cosmo Brasileiro, que prepara sob o Viaduto Cidade de Osaka, no sentido Lapa da Ligação Leste-Oeste. “A obra terá olhos com todas as cores dos olhos dos paulistanos e mostrará a miscigenação”, explicou. Há três semanas em São Paulo, ele notou as diferenças. “Na França, tem gente de todo lugar do mundo, mas todos parecem franceses. Aqui, as raças se misturam, mas mantêm sua identidade.”

 

O mural será inaugurado no dia do aniversário, com a presença do prefeito de Paris, Bertand Delanoë, e da prefeita Marta Suplicy.

 

Moacir Assunção