Os supostos desenhos de Tarsila do Amaral na caderneta do poeta suíço Blaise Cendrars foram contestados pela historiadora Aracy Amaral, mas ainda assim vão a leilão hoje

 

 

Rio de Janeiro - O antiquário Sebo Fino vai manter no leilão que promove nesta quarta-feira a caderneta do poeta suíço Blaise Cendrars com desenhos atribuídos a Tarsila do Amaral, apesar da contestação da autoria feita ontem, no Estado, pela historiadora Aracy Amaral, especialista na obra da pintora modernista.

 

 

A dona do antiquário, Ana Maria Miranda, garantiu que todos os eventuais compradores serão alertados quanto à dúvida colocada por Aracy. Depois de ver as reproduções dos esboços supostamente feitos por Tarsila na edição de domingo do Estado, ela afirmou que se tratava de "falsificação grosseira" e que "somente o total desconhecimento do traço gráfico de Tarsila pode atribuir a ela esses desenhos".

 

 

Ana Maria se disse à disposição da historiadora - que tem cinco livros publicados acerca do trabalho da pintora - para que ela veja a caderneta de perto e convocou outros especialistas que queiram analisá-la. "Ela não pode contestar de maneira tão violenta sem ter visto a caderneta de perto. Acho prematuro ela dar uma declaração dessa ordem", criticou Ana Maria, ressalvando que não é especialista em desenho nem em pintura. "Gostaria de saber se ela tem alguma dúvida de que se trata de um livreto de Blaise Cendrars."

 

 

O lance inicial é de R$ 12 mil e, segundo a dona do Sebo Fino, há vários interessados. Ela não revela como adquiriu a caderneta, mas conta que ela pertencia a um aficionado por Tarsila. "Eu assumo as responsabilidades. Conheço a procedência e a autenticidade."

 

 

Último e mais valioso dos 191 lotes que farão parte do pregão, o livreto, que tem encadernação francesa, foi pouco usado por Blaise Cendrars durante viagem que ele fez pelo interior de Minas Gerais, em 1924, na companhia de modernistas como Oswald de Andrade e Mário de Andrade, além de Tarsila. Cendrars tornou-se muito próximo deles e influenciou o movimento.

 

 

Enquanto o poeta escreveu apenas um bilhete agradecendo a recepção que tivera no Brasil, Tarsila teria desenhado casas, árvores e pessoas pelas quais passou durante o trajeto. Uma das imagens é de uma mulher negra com lábios e seios avantajados, que, segundo Ana Maria Miranda, seria um esboço do quadro Abaporu, ícone do modernismo brasileiro e obra mais famosa da artista.

 

Roberta Pennafort