Glossário da arte

Procuramos reunir aqui os termos mais comuns do universo das artes plásticas. Se você tiver alguma sugestão, por favor, entre em contato.

Pesquisar termos do glossário (expressão regular permitida)
Começar com Contém Termo exatoSoa como
Termo Definição
Combine Paintings

Técnica ou obra resultante dela que consiste na combinação com a pintura de objetos industriais de consumo e produtos típicos da nossa sociedade contemporânea, tais como latas, cómics, etc.

Complementar, cor

O complemento de cada uma das três cores primárias (vermelho, azul e amarelo) é a combinação das outras duas. Vermelho e verde; azul e laranja; e amarelo e violeta são os pares básicos. Na pintura, colocar duas cores complementares lado a lado faz ambas parecerem mais brilhantes.

Complementares, cores

“A cor do complemento de onda dominante que o matiz absorve é a sua complementar”. É a cor “negativa”” de qualquer cor, como os negativos de fotografia. É a que forma o verdadeiro contraste. Quando uma cor é colocada lado a lado com sua complementar, elas se intensificam pelo contraste simultâneo. No círculo cromático a cor complementar é a que está “diametralmente oposta”, isto é, traçando um diâmetro é a que está do lado oposto. Quando você quiser chamar a atenção, use uma roupa que tenha estampa com cores complementares. Do mesmo modo, como o positivo e o negativo, o branco e o preto também são complementares. Os opostos se completam.

Composição

Na pintura, distribuição dos diferentes elementos do quadro, com a finalidade de conseguir o efeito que se pretende. Costuma-se referir, principalmente aos ritmos lineares do desenho, à distribuição de formas e massas e aos efeitos de luzes e sombras. Embora muitos dos grandes artistas chegaram a elas de maneira intuitiva, o certo é que a composição de um quadro se rege pelas normas bem definidas e desde antigamente estudadas pelos tratadistas. Todos os elementos que citamos anteriormente são expressivos por si sós, com independência do termo pictórico a que se destinem. Os ritmos lineares, por exemplo, podem criar no quadro tensões, movimento, serenidade; podem enfocar a atenção do espectador sobre os detalhes essenciais da obra, ou bem, ao contrário, dispensá-la. As linhas ascendentes sugerem sentimentos de gozo, enquanto que as descendentes podem expressar tristeza ou desânimo, etc. Outro tanto pode ser dito dos volumes e formas, nos quais sua estrutura geométrica expressa por si só segurança, equilíbrio, tensão, força... Inclusive é importante a alternância ou jogo de espaços vazios e cheios, comparados com precisão de uma frase musical, onde são tão essenciais as notas como o silencio a duração daqueles e destes.

Cores frias

As cores frias tendem para o azul, e as matizes entre o verde, azul e violeta. Ao contrário das cores quentes, diminuem a circulação do observador, causando uma ligeira queda na temperatura do corpo. O azul é a calma, a harmonia, a paz, mas também a tristeza e melancolia.

Cores quentes

As cores quentes tendem para o amarelo, e suas matizes com os alaranjados e avermelhados. As cores quentes estimulam a circulação do observador, causando um ligeiro aumento na temperatura do corpo. o amarelo é uma cor alegre, é a cor do verão; o vermelho é o sangue, é vida.

Costumista

Diz-se daquela pintura e, geralmente, daquela arte que presta especial atenção à representação dos tipos e costumes peculiares de um país ou região, quer seja no tema ou nos aspectos de detalhe.

Coudrage

Palavra francesa que designa uma técnica pictórica baseada na incorporação ao quadro de elementos cosidos à tela.

Craquelado

Fendas de pintura que obedece tanto às tensões do suporte, como a técnicas defeituosas, como o emprego de aglutinantes inadequados, como a alterações do meio físico. Pode ser, no entanto, um efeito procurado pelo artista, embora raro em pintura e mais próprio da decoração cerâmica.

Crisografia

Pintura realizada com tinta de ouro (ou também de prata), normalmente sobre pergaminho e, com freqüência, tingindo-o de púrpura. Foi empregada pelos bizantinos nas miniaturas de livros.

Cubismo

O cubismo é marcado pela representação de figuras da natureza a partir do uso de formas geométricas, promovendo a fragmentação e decomposição dos planos e perspectivas. O artista cubista deixa de ter o compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento.