Glossário da arte

Procuramos reunir aqui os termos mais comuns do universo das artes plásticas. Se você tiver alguma sugestão, por favor, entre em contato.

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Termo Definição
Craquelado

Fendas de pintura que obedece tanto às tensões do suporte, como a técnicas defeituosas, como o emprego de aglutinantes inadequados, como a alterações do meio físico. Pode ser, no entanto, um efeito procurado pelo artista, embora raro em pintura e mais próprio da decoração cerâmica.

Crisografia

Pintura realizada com tinta de ouro (ou também de prata), normalmente sobre pergaminho e, com freqüência, tingindo-o de púrpura. Foi empregada pelos bizantinos nas miniaturas de livros.

Cubismo

O cubismo é marcado pela representação de figuras da natureza a partir do uso de formas geométricas, promovendo a fragmentação e decomposição dos planos e perspectivas. O artista cubista deixa de ter o compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento.

Decorativa

Diz-se daquela pintura interessada sobretudo pelos aspectos ornamentais.

Degradar

Diminuir o tamanho e a intensidade do colorido das figuras de um quadro, em razão da distância que se pretende se estimular entre elas e o plano anterior da obra (o mais próximo do espectador).

Díptico

Quadro formado por duas tábuas que se fecham por um lado mediante dobradiças, como as capas de um livro.

Divisionismo

Seurat acreditava que a arte deveria basear-se num sistema e conduziu o impressionismo a uma fórmula rigorosa. Inventou um método a que deu o nome “pintura óptica”(também conhecida como divisionismo, neo-impressionismo ou pontilhismo) e no qual pingos de tinta colocados lado a lado fundem-se aos olhos do observador. Seurat acreditava que esses pontos de cor intensa, dispostos sistematicamente em padrões precisos, imitariam os efeitos ressoantes da luz com maior fidelidade que a prática intuitiva e mais aleatória dos impressionistas.

Em vez de misturar tintas na paleta, ele pintava aplicando pinceladas ínfimas e regulares de cor pura, as quais, quando vistas à distância, interagiam opticamente.

Se determinadas cores são colocadas muito próximas uma das outras, elas realçam-se mutuamente e proporcionam iridescência e profundidade à pintura. A palavra “pontilhismo” surgiu em 1886, quando o crítico Félix Fénéon usou-a para descrever La Grande Jatte.

Doador

A pessoa que encomendou uma pintura religiosa e que, na arte medieval e renascentista, é frequentemente retratada em tal obra.

Donante

Figura representada em muitas pinturas góticas de tema religioso comumente em um dos lados, que corresponde ao retrato da pessoa que custeou a realização da obra doando-a ao templo ou lugar em que foi colocada.

Emaki

Palavra japonesa que designa uma pintura desenvolvida horizontalmente num longo papel, que se enrola e desenrola para lê-lo. É, com efeito, um tipo de pintura adequado para ilustração de textos, entre os quais se encontra o famosíssimo “Genji Monogatari” (História do príncipe Genji), escrito por volta do ano 1010, do qual foram feitas cópias belíssimas ilustradas nos séculos XI e XII.

Emakimono

Palavra japonesa que designa uma pintura desenvolvida horizontalmente num longo papel, que se enrola e desenrola para lê-lo. É, com efeito, um tipo de pintura adequado para ilustração de textos, entre os quais se encontra o famosíssimo “Genji Monogatari” (História do príncipe Genji), escrito por volta do ano 1010, do qual foram feitas cópias belíssimas ilustradas nos séculos XI e XII.

Empastar

Aplicar a cor sobre a superfície que se pinta em quantidade suficiente para que cubra bem a imprimação e o esboço traçado sobre ela.

Emulsão

Suspensão na água de substâncias insolúveis nela, dispostas em forma de partículas pequeníssimas.

Enarenação

Mistura de cal e areia com a qual se preparam as paredes a serem pintadas. Para a pintura a afresco, conforme a técnica do “buon’fresco” idealizada pelos artistas italianos do século XIII, se requeria uma camada de reboco grosso (arricio), composta de três partes de cal por duas de areia. Uma vez que esta camada se encontrava completamente seca para o que deveriam transcorrer vários meses – se umedecia exteriormente, aplicando-se sobre ela uma camada de estuque (intonaco) de um centímetro ou centímetro e meio de espessura, composta de areia fina, pó de mármore e cal em partes iguais. Sobre este estuque fresco, se pintava a dobra ou a correspondente parte dela, pois o trabalho deveria ser realizado na mesma jornada de aplicação da mencionada camada.

Encarnação

Termo utilizado quase sempre no plural para se referir às partes de um quadro que representam a figura humana nua, isto é, a carne e sua particular cor.