O longa-metragem "Loving Vincent" é, literalmente, uma pintura.
A produção, que narra a vida do pintor holandês Vincent Van Gogh, será a primeira animação no cinema feita completamente em óleo sobre tela - assim como o artista fazia.
Com previsão de estreia para este ano, o filme tem previsão de ficar pronto em outubro.
Com uma equipe formada por mais de 100 pintores de várias partes do mundo e que se candidataram para a produzir mais de 60 mil telas, o longa terá a duração de 1h20. A estimativa é de que um segundo de filme precise de 12 pinturas e desenhos para a montagem.
"Loving Vincent" tem direção da pintora e cineasta polonesa Dorota Kobiela e do produtor Hugh Welchman (vencedor do Oscar em 2006, com curta “Pedro e o Lobo”). O processo de produção e desenvolvimento criativo do filme durou seis anos.
O filme
Antes das telas serem concebidas, todos os personagens que compõem a trama foram criados a partir de cenários reais onde atores deram vida a cada uma das cenas.
No elenco de Loving está a jovem Saoirse Ronan (indicada ao Oscar por Brooklyn), Aidan Turner (de O Hobbit), Helen McCrory (Harry Potter) e Jerome Flynn (Game of Trhones).
Após as filmagens, os frames foram projetados para parecerem pinturas e mais tarde reproduzidos em óleo sobre tela.
Depois, pinturas e elementos, juntamente com o storyboard, foram combinadas com o sistema "Computer Animation" para adicionar pássaros, cavalos e nuvens, e criar o material de referência para a animação em pintura.
O site do longa-metragem traz mais informações sobre o filme, elenco e processo produtivo com imagens e vídeos.
Confira o trailer:
{youtube}47h6pQ6StCk{/youtube}
As pinturas
Para o filme foram produzidas pinturas em tinta a óleo com 67x49 centímetros em uma placa de tela que é de 103 por 60 cm. As telas, inclusive, já começaram a ser disponibilizadas para a venda.
A expectativa é de que 200 pinturas sejam vendidas no prazo de dois anos. Até agora, 42 já foram comercializadas. Para comprar as telas, basta acessar o site do longa.