Internautas podem votar no trabalho que mais gostarem

A versão popular da Declaração Universal dos Direitos Humanos do Frei Betto é o ponto de partida para que 25 artistas plásticos realizem obras sobre diversas questões sociais e políticas que envolvem a cidadania e seus desafios. Os trabalhos formam a exposição A Arte dos Direitos Humanos, que fica no Hall da Reitoria da Unesp, em São Paulo, de 9 a 23 de janeiro. As imagens dos trabalhos também estarão disponíveis, neste site, a partir do dia 9.

As 25 obras foram realizadas na mais variadas técnicas, como óleo, acrílica, intervenção sobre fotografia, colagem e lã de ovelha. O público pode, pela internet, votar na sua obra preferida. O criador do trabalho escolhido receberá um livro de arte, e, entre todos os votantes, haverá um sorteio de um outro exemplar na área de artes plásticas. Cada voto de cada e-mail será computado apenas uma vez para a escolha do artista e para o sorteio. Para votar é necessário fazer um rápido cadastro.

“O objetivo da exposição é levar o público a refletir sobre os direitos humanos. Para isso, cada artista trabalhou com um deles das maneiras mais variadas possíveis. Temos desde ilustrações mais literais das frases concebidas pelo Frei Betto a interpretações mais complexas e abstratas”, diz Oscar D’Ambrosio, curador da exposição.

Os trabalhos foram doados pelos artistas à Unesp com o objetivo de que a exposição realize uma itinerância não apenas pelas 33 unidades da Universidade, mas também por cidades onde a instituição não tem Câmpus ou locais que desejem promover a cidadania por meio do diálogo entre diversas facetas do mundo contemporâneo e as artes visuais.

Exposição
"A Arte dos Direitos Humanos”
Curadoria
Oscar D’Ambrosio
Artistas
Altina Felício, Ângela Barbour, Antonio Carlos Goper, Diana Martire, Eduardo Schamó, Eiji Yajima, Eliane Consol, Elza Carvalho, Fátima Lourenço, Fernanda Cobra, Hélio Schonmann, Isabel Pochini, Lúcia Neto, M. Clarice Sarraf, Maria Pinto, Marina de Falco, Marília Martin, Marli Takeda, Matiko Sakai, Maura de Andrade, Ruth Kelson, San Bertini, Suzana Azevedo, Sheila Oliveira e Zilamar Takeda
Local
Reitoria da Unesp, na rua Quirino de Andrade, 215, no Centro, em São Paulo. Telefone (11) 5627-0235
Data
9 a 23 de janeiro
Horário de visitação
De de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada Gratuita