São Paulo - Um lote de quadros pintados por um chimpanzé nos anos cinqüenta foi vendido nesta segunda-feira por cerca de € 21 mil euros em um leilão feito na casa Bonham´s de Londres, acima do preço estimado de € 1.200.

 

As obras do chimpanzé chamado Congo, datadas em 1957, despertaram "um fantástico" interesse do público, segundo os organizadores. O interesse foi quase igual ao de várias peças de Andy Warhol e Renoir, que também estavam à venda.

 

Após uma concorrida disputa, as "macacadas" acabaram sendo compradas por um americano chamado Howard Hong, que disse ser "um entusiasta da arte moderna e contemporânea".

 

Nos anos cinqüenta, Congo pintou cerca de 400 quadros abstratos estimulado por seu mentor, o zoólogo britânico Desmond Morris, defensor do condutismo no mundo animal. O chimpanzé era um assíduo de seu programa de televisão Zoo Time.

 

Morris, também conhecido por seu bem-sucedido livro The Naked Ape, estava convencido de que os primatas poderiam entender alguns dos elementos da arte humana e incitou Congo a modelar seus instintos.

 

Considerado o Cézanne do mundo animal, Congo causou sensação entre os artistas do momento. Diz-se, até mesmo, que Picasso adquiriu uma de suas obras. A galeria londrina Bonham´s foi a primeira a leiloar suas obras. "Ninguém era suficientemente louco para fazer isso. Tenho certeza de que as outras casas de leilões pensam que isto é uma loucura", afirmou o diretor de arte contemporânea, Howard Rutkowski.

 

EFE