Londres - A Christie´s de Londres realizará na quinta-feira o que está sendo classificado como o maior leilão de arte contemporânea do pós-guerra europeu, colocando à venda obras de artistas como Bruce Nauman, Andy Warhol, Eduardo Chillida, Miquel Barceló, Francis Bacon e Lucian Freud.

 

A casa de leilões espera bater um recorde com a escultura Estela XIII, de Eduardo Chillida (1924-2002), que poderia ter um preço de entre 740 mil euros e mais de um milhão de euros, disse à EFE a especialista da empresa Pilar Ordovás.

 

O escultor basco inspirou-se em versos de seu amigo Jorge Guillén, poeta da Geração de 27, para criar essa peça de rocha que originalmente foi concebida para adornar uma montanha da ilha de Fuerteventura e que foi adquirida em 1990 por uma colecionadora.

 

Ordovás explicou que a escultura pertence à série O Profundo é o Ar, que reúne peças feitas com distintos materiais. Nela, o artista faz experiências com o tempo, a natureza, o ser humano e os conceitos de totalmente e de vazio.

 

Outra obra de Chillida que será leiloada é a intitulada Oxido G´82, de 1975, de barro e cobre oxidado, pela qual se espera obter entre 240 mil e 290 mil euros.

 

No leilão, também serão oferecidas obras de outros artistas, entre eles, Andy Warhol (1928-1987), a principal figura do pop-art americano. De Warhol, serão leiloados retratos do rei Frederick II da Prússia e de Jacqueline Kennedy.

 

A Christie´s também oferecerá pinturas de grandes artistas britânicos do século 20 como Francis Bacon e Lucian Freud, assim como uma das características e polêmicas esculturas de Rachel Whiteread.

 

Os amantes da arte também poderão disputar vários quadros do espanhol Miquel Barceló, entre eles o de tema taurino intitulado O Segundo, que será vendido por um preço estimado de entre 590 mil e 880 mil euros.

 

Outra estrela do leilão são as duas cabeças penduradas de boca para baixo do americano Bruce Nauman, feitas com cera dental e pelas quais se espera conseguir entre 300 mil e 450 mil euros.

 

Outros famosos artistas cujas obras serão oferecidas são os alemães Georg Baselitz, Gerhard Richter, Sigmar Polke e Anselm Kiefer, os americanos Jackson Pollock e Jean-Michel Basquiat, o italiano Francesco Clemente e o representante do "art brut" Jean Dubuffet.

 

Com esse leilão, que terá 65 obras de arte à venda, a Christie´s espera conseguir cerca de 30 milhões de euros.

 

EFE