Fonte: Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina

No dia da apresentação, 29 de Outubro de 2020 ( quinta feira) das 11 às 12.30 h basta acessar o link:

Transmissão ao vivo: www.iea.usp.br/aovivo

Convidamos a todos para a próxima palestra do Centro de História da Ciência, "Da Vinci e o Homem Vitruviano", que terá como: 

Palestrante: Walter Miranda (artista plástico, crítico de arte e professor de história da arte) 

Moderador: Gildo Magalhães dos Santos (FFLCH e IEA/USP)

Para mais informações, acesse o site Centro Interunidades de História da CiênciaUniversidade de São Paulo - USP

RESUMO:

O mais famoso desenho da história das artes foi criado por Leonardo da Vinci. Conhecido como Homem Vitruviano, o desenho já faz parte do inconsciente coletivo mundial, porém poucos conhecem sua fascinante história. Ela passa Da Vinci e o homem Vitruviano bc225por diversas etapas, relacionadas com as proporções da figura humana, porém sempre atreladas a interpretações cosmológicas e sagradas.

Baseados no Tratado de Arquitetura escrito pelo arquiteto romano do século I a.C. Marco Vitrúvio Polião, muitos estudiosos anteriores e contemporâneos a Leonardo tentaram infrutiferamente comprovar as teses anatômicas de Vitrúvio. Muitos tentaram essa façanha, alguns inclusive em conjunto com Leonardo, mas somente a genialidade dele conseguiu concretizar esse sonho em um desenho de extrema qualidade técnica e artística. Prova maior é a inegável aceitação e admiração que o desenho provoca em todos nós.

O desenho do Homem Vitruviano é a culminação de um conceito filosófico que se originou entre os primeiros filósofos gregos e foi incorporado por Vitrúvio. Com o tempo, ele foi ganhando forma e corpo devido à teologia e filosofia Medieval que repercutiu no pensamento Renascentista.

Em suma, o Leit Motif da palestra será a incorporação de um conceito que ganhou vida própria e foi transformando a filosofia e teologia ocidental sobre o entendimento que o ser humano tem de si mesmo. A necessidade de representar o homem como criação de Deus à sua imagem e semelhança, influenciou filósofos, teólogos, artistas, arquitetos etc. a associarem o microcosmo com a criação e o macrocosmo com o criador. Assim, as proporções harmônicas do corpo humano seriam a materialização da harmonia universal.

Você está convidado a assistir a fascinante história desse desenho.