São Paulo - A maior retrospectiva do artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973) já realizada na América Latina integra o calendário oficial de comemorações dos 450 anos de São Paulo e traz 126 obras de Picasso ao Brasil, a maior parte jamais vista deste lado do continente. Esta será mais uma das grandes mostras promovidas pela Brasil Connects na Oca do Parque do Ibirapuera, e será aberta ao público a partir de 28 de janeiro.
O Banco Bradesco anunciou hoje, em coletiva de imprensa no Palácio das Indústrias, sede da Prefeitura de São Paulo, que será o patrocinador exclusivo da exposição. O investimento é de cerca de R$ 6 milhões, segundo informou João Carlos Veríssimo, presidente da Brasil Connects. "É a maior das exposições que já foram feitas na Oca", disse Veríssimo.
O patrocínio da exposição foi anunciado por Márcio Cipriano, presidente do Bradesco, e Lázaro Brandão, presidente do conselho do banco. O apoio do banco está sendo considerado um acordo excepcional pela direção da Brasil Connects e pela Prefeitura de São Paulo, já que são raros os casos onde uma única instituição apóia integralmente uma exposição de grande porte na cidade. Parte dos recursos são incentivados pela Lei Rouanet.
O ministro da Cultura da França, Jean-Jacques Aillagon, virá a São Paulo para a abertura. O prefeito da cidade de Paris, Bertrand Delanöe, que estará visitando a prefeita Marta Suplicy, também deve ir à exposição.
Por sua qualidade de sponsor da mostra, o Bradesco terá um vernissage exclusivo no dia 26 de janeiro. Os promotores da exposição farão um coquetel no dia 27, na abertura para convidados. E, no dia 28, será a vez do público.
As obras de Picasso que vêm ao Ibirapuera contemplam todos os estilos da obra do artista espanhol: escultura, pintura e gravura. O público poderá admirar 45 pinturas, 20 esculturas, 55 obras sobre papel e 4 cerâmicas, produzidas entre 1895 e 1972. A seleção foi feita pela curadora do museu parisiense, Dominique Dupuis-Labée, e por Emílio Kalil, da Brasil Connects.
Entre as obras, destacam-se as telas Nu Couché, Le Baiser, Minotaure e Femme Assise Devant la Fenêtre; das esculturas, a curadoria destaca Baigneuse e Femme Enceinte.
A Brasil Connects tem três exposições programadas para integrar as festas dos 450 anos de São Paulo. Além da mostra Picasso, haverá uma sobre a moda em meados do ano e outra de artistas paulistanos que desenvolveram seu trabalho entre o 4.º centenário da cidade e os dias de hoje.