Nova York - John Coplans, fotógrafo, pintor e fundador da revista Artforum, morreu ontem, aos 83 anos, em Nova York. Nascido em Londres, começou sua carreira como pintor. Nos anos 60, mudou-se para os Estados Unidos, onde atuou como crítico, curador e professor de artes plásticas, até fundar a respeitada Artforum, em 1962.
No final dos anos 70, passou a experimentar a fotografia. Começou a focar detalhes de seu corpo nu, sem disfarces, sem glamour. Usando uma Polaroid, Coplans mostrava um particular interesse pelo processo de envelhecimento, ressaltando rugas, marcas, calosidades e pêlos em ampliações de grandes medidas. "As fotos são diretas", dizia Coplans. "Não são do tipo que colecionadores querem pendurar em cima do sofá." Invariavelmente, deixava de lado o registro de seu próprio rosto.
Desde 1986, ano em que inaugurou sua primeira mostra individual, estas séries de fotografias viajaram o mundo, renderam livro e chegaram também ao Brasil. Atualmente, seus trabalhos estão espalhados por mais de 60 museus.
AE-AP