Fonte: MASP - Museu de Arte de SP

Datados da década de 1630, trabalhos foram adquiridos pelo museu em 1951

Com o patrocínio da multinacional holandesa AkzoNobel, fabricante de tintas e revestimentos, o MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand irá restaurar as três obras do pintor holandês Frans Hals pertencentes amasp restaura 945a7 seu acervo. Os trabalhos são datados da década de 1630 e foram adquiridos pelo museu em 1951.

feito um tratamento principalmente estético para melhorar a apreciação das obras e deixá-las mais próximas à intenção original do artista.

O projeto é realizado em parceria com o Museu Frans Hals, da Holanda, e com duas instituições brasileiras: o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). E será acompanhado por um comitê científico internacional, composto por especialistas de diferentes museus, que terá por missão discutir os tratamentos propostos e aconselhar a equipe durante o processo.

A conservadora-restauradora holandesa Liesbeth Abraham, do Museu Frans Hals, também acompanhará o projeto, contribuindo com seu conhecimento sobre a técnica pictórica do artista e sobre os problemas de conservação da obra. Além disso, vai ajudar a determinar o tratamento de conservação e restauro mais adequado.

Século de Ouro dos Países Baixos

O holandês Frans Hals, reconhecido pela pintura de retratos e de gênero, é um dos expoentes do chamado Século de Ouro dos Países Baixos. Ele retratou principalmente a burguesia holandesa, em especial os cidadãos de Haarlem, cidade onde morava. Um dos cenários mais comuns para os retratos eram os casamentos, como é o caso de duas pinturas que pertencem ao acervo do MASP:

“Maria Pietersdochter Olycan” e “O Capitão Andries van Hoorn”, casal de influentes burgueses de Haarlem. Hals também pintava com frequência membros da guarda civil, e o terceiro retrato do acervo do MASP, intitulado “Oficial sentado”, provavelmente pertence a esse grupo.

O projeto patrocinado pela AkzoNobel tem como objetivo pesquisar a técnica e a história material dessas obras. Com base nisso, será possível realizar um tratamento bem fundamentado histórica e cientificamente. O comportamento ao longo do tempo dos materiais é importante na conservação e restauro. Por isso, existe um grande interesse da parte dos conservadores no desenvolvimento tecnológico das tintas.

“Como especialistas em tintas e revestimentos desde 1792, sabemos a importância da fidelidade de cor na pintura artística, e também à nossa volta. Estamos sempre inovando em produtos e técnicas de aplicação para gerar resultados consistentemente precisos e duradouros, de forma mais sustentável. Por isso, estamos muito contentes em participar desse projeto no Brasil”, comenta Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel América do Sul. 

E essa não é a primeira incursão da empresa nesse tipo de iniciativa. A AkzoNobel é parceira, por exemplo, do estúdio de restauração do Museu Van Gogh desde 2013. Também colabora com o Rijksmuseum desde 2010. A empresa forneceu ao museu holandês aproximadamente 8 mil litros de tinta ao longo de sua reforma de dez anos e, atualmente, é a sua principal parceira na chamada Operação Night Watch, o maior e mais abrangente projeto de pesquisa e restauração da história da famosa obra The Night Watch (1642), de Rembrandt.

Fases do projeto

O projeto de conservação e restauro das três obras de Frans Hals está sendo feito em três fases. A primeira inclui análises científicas que ajudarão a estudar as obras em termos materiais. Procedimentos como a radiografia e a reflectografia no infravermelho, realizadas pelo Instituto de Física da USP, permitem revelar características importantes das pinturas, muitas vezes invisíveis a olho nu, como o desenho preparatório e as modificações durante a realização das obras.

Já a macro varredura por fluorescência de raios-x, realizada pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), permite escanear toda a superfície da obra e identificá-la ponto a ponto. Essa técnica revela os componentes da pintura e ajuda a compreender a técnica pictórica, além de indicar retoques e repintes realizados ao longo do tempo.

O conjunto das análises irá apontar elementos interessantes sobre a técnica de Frans Hals e, também, possibilitará a realização, na segunda fase, de um diagnóstico detalhado, fundamental para a elaboração de uma proposta de tratamento adequada. A terceira fase consiste, por fim, em realizar os tratamentos de conservação e restauro das obras junto à conservadora-restauradora do Museu Frans Hals, Liesbeth Abraham.

De acordo com o cronograma de trabalho, o projeto deve ser concluído em setembro de 2022.

Sobre a AkzoNobel

Fornecemos tintas e revestimentos inovadores que nossos clientes e comunidades demandam cada vez mais, e o fazemos com cada vez menos impacto no meio ambiente. Tudo o que fazemos é para maximizar o potencial de Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial - como Coral, International, Sikkens e Interpon - têm a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria, servindo diversos setores. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira desde 1792, comprometida em levar cor às vidas das pessoas e com metas climáticas baseadas na ciência, tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globais relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.