Instituições de todo o Brasil promovem eventos com o tema Museus para harmonia social

 

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), o Conselho Internacional de Museus (ICOM) elegeu, em 2010, o tema Museus para a harmonia social. O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) vai celebrar a data com o mesmo tema, promovendo a 8ª Semana Nacional de Museus. No período de 17 a 23 de maio, a programação conjunta tem o objetivo de promover a integração das instituições museológicas, intensificando suas relações com a sociedade.

A temática Museus para harmonia social destaca o papel do museu como uma instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserida. Estimula ainda a discussão, a reflexão e a prática do respeito e da valorização das diversidades.

Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas e exibições de filmes compõem a programação. Ao todo são 1.763 eventos espalhados por todas as regiões do país e abrigados por 588 instituições.

Desde a sua primeira edição, em 2003, a Semana Nacional de Museus já divulgou a programação de 2.445 instituições museológicas, envolvendo 7.473 atividades. Temas como patrimônio imaterial, público jovem, amigos, turismo, patrimônio universal e mudança social já foram abordados em edições anteriores. 

Clique aqui e conheça o programa com as datas, endereços e atividades.