Espaço em Santa Cecília inaugura sua última exposição e encerra atividades em 10 de janeiro
São Paulo - A exposição que Wagner Malta Tavares apresenta para o público até dia 10 de janeiro na 10,20 x 3,60 marca, infelizmente, a última mostra da galeria localizada na Rua Jaguaribe, em Santa Cecília. O espaço, que tem como proporções as medidas levadas em seu nome, terá suas atividades encerradas depois do término de Céu Azul Loco, título da instalação formada por 10 esculturas em zinco e 14 peças de gesso, dispostas, a partir do chão, nas paredes da galeria.
A 10,20 x 3,60 foi inaugurada em agosto de 2001 como um espaço alternativo. Artistas integrantes do grupo Olho Seco - formado por Ana Paula Oliveira, Felipe Cohen, Rafael Campos Rocha, Renata Lucas, Tatiana Ferraz, Wagner Malta Tavares e Wagner Morales - pela primeira vez expuseram em 1998, na PUC-SP e, depois, por mais três vezes em outros locais. Mas, então, surgiu a idéia de abrir um espaço que funcionasse como local para reflexão e para exposição das obras dos integrantes do Olho Seco, assim como as de artistas convidados "considerados pelo grupo como importantes para a produção artística contemporânea", como diz em seu tipo de manifesto. Havia ainda um espírito de ser espaço na "contramão", que não fosse refém da chamada "curadoria temática", que fosse ponto de encontro aberto a todos os tipos de manifestações. O local foi inaugurado já a partir de um cronograma fechado de exposições, programado para um período de dois anos pelo menos. Como seus organizadores são artistas, desde o início a idéia não era ser uma galeria comercial. Foi até mesmo pensado que a última mostra seria a de Wagner Malta Tavares.
Desde quando foi aberta, a 10,20 x 3,60 realizou mostras dos integrantes do chamado grupo Olho Seco, de convidados como Paulo Pasta, Sérgio Sister, Laura Vinci, Marcus Vinícius, Dalia Rosenthal, Rodrigo Andrade e Fabio Miguez, entre outros, e de novatos como Vanderlei Lopes, Thiago Honório, Tatiana Blass e Fernanda Mendes, por exemplo, algumas das mostras até não faziam parte do cronograma. Ao mesmo tempo, também realizou eventos como mostra de performance, bazares e um grupo de estudos coordenado por Laura Vinci. O site da galeria (www.dezevinte.com.br) será mantido na rede para que se possa saber sobre todos os passos desta empreitada.
Wagner Malta. De segunda a sexta, das 12 às 18 horas; sábado, somente com agendamento. Galeria 10,20X3,60. Rua Jaguaribe, 262, tel. 3362-0468. Até 10/1 com intervalo nas festas.
Camila Molina