Uma exposição sobre as obras menos conhecidas do pintor mexicano Diego Rivera, consideradas patrimônio artístico de seu país, foi inaugurada ontem em Madri.

 

Fazem parte da mostra 36 quadros do pintor nascido em 1886 em Guanajuato e morto em 1957 na Cidade do México. As obras são de propriedade do Estado mexicano de Veracruz (sudeste) e formam parte do patrimônio artístico do país.

 

Diego Rivera, conhecido muito mais por seus murais, "foi um inconformista no plano político, sentimental e artístico", afirmou o governador de Veracruz, Miguel Alemán Velazco, na inauguração da exposição na noite de ontem.

 

A mostra, que chega à Espanha após passar por vários países, será exposta também em Zaragoza (nordeste) e Gijón (norte).

 

O inconformismo artístico de Rivera fica patente em nas obras expostas, que mostram sua evolução desde sua primeira etapa de formação, passando por seu contato com os movimentos de vanguarda durante sua viagem à Europa no início do século passado e sua passagem para a arte comprometida e política após a Primeira Guerra Mundial e as revoluções russa e mexicana.

 

Folha Online 05/09/2003 com France Presse