Com foco na representação brasileira, as trinta edições das bienais de arte de São Paulo são retratadas na exposição "30 x bienal - Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição", em cartaz de 21 de setembro a 8 de dezembro, na Fundação Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera. A entrada é gratuita.

Sob curadoria de Paulo Venancio Filho, a mostra exibe cerca de 250 obras de 111 artistas que participaram desde a primeira bienal, realizada em 1951, até a última, em 2012.

Há obras de Lygia Clark, Abraham Palatnik, Tomie Ohtake, Adriana Varejão, Lygia Pape,Alfredo Volpi, Angelo Venosa, Beatriz Milhazes, Cildo Meireles, Claudio Tozzi, Frans Krajcberg, German Lorca, Hélio Oiticica, Iberê Camargo, Iole de Freitas, Ione Saldanha, Arthur Piza, Ivan Serpa, Lenora de Barros, Amilcar de Castro, Tunga, Waldemar Cordeiro, entre outros.

Nestes 30 anos, participaram da Bienal mais de cinco mil nacionais, segundo o curador Venancio Filho.

A mostra traz um panorama sobre as influências na arte brasileira, que vão desde a abstração geométrica ao concretismo, a arte pop, a geração conceitual e o reflexo dessas direções, a cada dois anos, na produção dos artistas de hoje.

Com imagens e documentos do Arquivo Bienal, a expografia da mostra é de autoria do arquiteto Felipe Tassara.

O acervo do Arquivo Histórico Wanda Svevo, por meio de registros expográficos e documentais, também integra a exposição.

Criado em 1955 e tombado pelo Condephaat em 1993, o Arquivo Bienal reúne 780 metros lineares de documentos como catálogos de arte, livros, revistas, cartazes, registros históricos, dossiês de artistas, vídeos e fotografias. O arquivo é aberto a estudantes e pesquisadores.

Serviço
30 x bienal - Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição
Quando: De 21 de setembro a 08 de dezembro
Funcionamento: Terça, quinta, sábado, domingos e feriados, das 9h - 19h (entrada até 18h). Quarta e sexta, das 9h - 22h (entrada até 21h). Fechado às segundas-feiras
Onde: Fundação Bienal de São Paulo - Parque Ibirapuera · Portão 3
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações:CLIQUE AQUI - arquivo.bienal.org.br

 

Crédito dessa matéria: Guia Uol

 

 

...///...