A Fontana del Moro (Fonte do Mouro), situada na praça Navona de Roma, onde fica a sede da embaixada do Brasil, já teve sua restauração concluída, nesta sexta-feira (16). Ela tinha sido danificada por um italiano vândalo no início do mês.
Em apenas duas semanas, os restauradores conseguiram devolver o aspecto original a uma escultura que representa um tritão, figura mitológica marinha do panteão de deuses gregos. Ela tinha sido danificado quando um homem de 52 anos bateu diversas vezes com um paralelepípedo na estátua que compõe a fonte.
MUSEU A CÉU ABERTO
Participaram da reinauguração o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, que ressaltou a rapidez com que os restauradores conseguiram "em apenas seis dias de trabalho" recuperar uma das fontes mais visitadas da capital italiana.
"Em Roma, temos obras de arte que não estão fechadas em um museu, não estão atrás de um vidro e não estão fora do contexto urbano". A Cidade Eterna, com seu centro histórico protegido pela Unesco, é o maior museu ao ar livre do mundo", disse o prefeito.
"Aqui podemos passear, caminhar e parar a poucos metros de distância de obras de arte extraordinárias" acrescentou, antes de lembrar que "será necessário criar penas de prisão para estes indivíduos que atacam os monumentos históricos e culturais da cidade".
Seguindo o mesmo discurso, esteve presente o embaixador de Belize na Itália, Nunzio Alfredo D'Angieri, que financiou a restauração da escultura.
"Roma é uma mina cultural ao ar livre, de um valor inestimável". Roma escrito ao contrário é amor, um amor que põe à disposição de todos esta preciosa fonte, onde todos podem, refletir diariamente e contemplar a cultura romana", afirmou o embaixador.
D'Angieri explicou também que sua embaixada decidiu não comemorar o dia de sua independência, em 21 de setembro, para doar a quantia destinada à festa para a restauração do tritão danificado na fonte.
"Decidimos doar essa quantia a Roma, e a diferença eu e minha família pagamos", disse D'Angieri, adiantando que Belize manterá os contatos com Roma para investir na restauração de outros monumentos da cidade.
Fonte: DA EFE, EM ROMA