São Paulo - No dia 25 de setembro haverá a grande festa de abertura da mostra que prossegue até o dia 19 de dezembro no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera. No dia 26, o público poderá visitar a mostra gratuitamente, nesta edição, que já começa a ser montada. O paulistano Paulo Climachauska é o primeiro dos artistas selecionados a produzir sua obra.

 

Em meio ao trabalho de montagem, Climachauska produz Palácio, o maior trabalho da série “Construção por Subtração”, na qual já trabalha há dois anos. É composto por contas de subtração. Milhares de operações matemáticas irão constituir uma vista em perspectiva do lado de dentro do prédio, como se a parede onde o artista instala sua obra se transformasse em um grande espelho. O artista da representação nacional da Grã-Bretanha, Mike Nelson, também já chegou ao Brasil para iniciar sua instalação site especif, ainda sem título definido.

 

O tema da 26ª Bienal de São Paulo “território livre” facilita a identificação de uma variada gama de posições artísticas, pois compreende várias dimensões: "a físico-geográfica, a político-social e, por fim, a estética", segundo o curador da bienal Alfons Hug.