A obra Retrato de Leoponld Zborowsky pintada por Amedeo Modigliani por volta de 1917 e pertencente ao acervo do Masp foi transferida da Art Gallery of Ontario em Toronto para a Phillips Collection em Washington DC . A mostra foi aberta ao público dia 26 de fevereiro, ficando em exposição até 29 de Maio. Além da obra do Masp, estão presentes cerca de 100 obras do artista pertencentes a museus nos Estados Unidos e Japão.

 

A mostra itinerante Modigliani beyond the myth é organizada pelo museu judaico de Nova Iorque, onde teve início no final de 2003.

 

O Masp possui outras 5 obras do pintor que fazem parte da mostra As 100 Maravilhas, em exposição no museu até o dia 27 de março.

 

Amedeo Modigliani (1884-1920) foi o clichê do pintor boêmio na Paris do início do século XX. Embora tenha sido um pintor e um escultor com um trabalho sério e talentoso, seu estilo de vida legendário freqüentemente lançou uma sombra sobre seu trabalho. Esta exposição move-se além do mito que cerca Modigliani para sondar a rica herança cultural e religiosa que formou o trabalho desse artista judeu-Italiano e que inspirou seu estilo singular.

 

 

Fonte: MASP