Não uma grande feira de negócios com foco em artes plásticas, não uma megaexposição de trabalhos de nomes renomados do cenário internacional. Mas um evento que pretende se firmar como o maior do setor de artes no Brasil, mantendo uma programação de diversas ações em toda a cidade.

A Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro (ArtRio) acontece de 8 a 11 de setembro, ocupando dois pavilhões do Píer Mauá, centro da cidade, com a presença de cerca de oitenta galeriassendo metade delas estrangeira. São esperadas para esta primeira edição mais de 20 mil visitantes, entre eles colecionadores, marchands, jornalistas e apreciadores que poderão adquirir diversos formatos de arte moderna e contemporânea, entre pinturas, esculturas, instalações, fotografias e vídeos.

Visitas guiadas, espaço dedicado a publicações de arte, palestras e debates também fazem parte da programação do evento. Os organizadores esperam que este seja também “um importante estímulo para a formação de novos artistas e colecionadores”.

Intercâmbio cultural

Os empresários Alexandre Accioly e Luiz Calainho se associaram às idealizadoras do evento, a artista plástica Brenda Valansi Osorio e a jornalista Elisangela Valadares, para a realização do projeto, que prevê intervenções urbanas, visitas guiadas, oficinas e a construção de um portal online permanente de arte contemporânea. “Queremos inserir o Rio de Janeiro no mercado de arte internacional e desenvolver um intercâmbio cultural. As pessoas terão a oportunidade de conferir obras de Picasso, Volpi, John Baldessari, Lygia Clark, Helio Oiticica, Waltercio Caldas, Carlos Vergara e outros artistas consagrados”, afirma Elisangela.

Em um dos armazéns ficarão as galerias contemporâneas e no outro as mais modernas. Segundo dados da organização do evento, haverá ainda um espaço voltado para a projeção de vídeos de arte, com curadoria de Alberto Saraiva, além de palestras e oficina para crianças administrada por Daniel Azulay.

Renomados espaços internacionais, como Tristian Koenig (da Austrália), Mario Sequeira (de Portugal), Crone (da Alemanha), Bendana-Pinel (da França) e Magnan Metz (dos Estados Unidos) já confirmaram presença. Entre as galerias brasileiras participarão A Gentil Carioca, Silvia Cintra + Box 4, Anita Schwartz, entre outras.

SERVIÇO:
De 8 a 11 de setembro
Píer Mauá (Armazéns 2 e 3) – Av Rodrigues Alves, 10. Centro, RJ
Das 12h às 20h
Ingressos: R$ 30 (inteira)
Tel. (21) 3140-0171