Londres - Um quadro de Amedeo Modigliani retratando sua amante e musa Jeanne Hebuterne foi arrematado terça-feira em Londres por 3,25 milhões de libras (4,9 milhões de euros ou 5,95 milhões de dólares), informou a Casa Christie´s. "Retrato de Jeanne Hebuterne" estava avaliado em entre 1,5 e 2 milhões de libras, e o valor pago superou "amplamente as expectativas".

 

O quadro, nunca leiloado e pouco divulgado desde sua pintura, há 85 anos, tem uma história trágica, já que Modigliani morreu em 1920, pouco depois de concluir a obra, e Jeanne Hebuterne, que estava grávida, se matou pulando de uma janela após a morte do amante. O comprador não foi identificado pela Christie´s.

 

Amedeo Clemente Modigliani foi um artista bonito e boêmio, que gostava de drogas, álcool e mulheres. Morreu aos 35 anos de tuberculose. A sua cinebiobrafia foi filmada em 2004 com Andy Garcia no papel de Modigliani, no filme homônimo. Saiba mais sobre o filme.

 

Segundo o site da CBS, O Museu Judaico de Nova York realizou no último verão a maior retrospectiva sobre Modigliani em mais de 50 anos, reunindo perto de 100 pinturas, esculturas e desenhos do artista, e agora pode ser vista na Phillips Collection, em Washington. Visite o site do museu.

 

Modigliani era o caçula dos quatro filhos de Flaminio e de Eugenia Modigliani. Nasceu em 12 de julho de 1884, em Livorno, na Toscana, em uma família pertencente à burguesia judaica, mas que perdeu a fortuna devido a uma crise econômica na Itália, na época de seu nascimento. Modigliani cresceu num ambiente literário e filosófico. Estudou arte na Itália, mas mudou-se para Paris em 1906. Sua obra sofreu influência de Toulouse-Lautrec e de Edvard Munch. Ficou amigo do escritor Max Jacob, teve um romance com a poetisa russa Anna Achmatova, e uma relação tempestuosa com a jornalista inglesa, Beatrice Hastings, que começou em 1914 e durou dois anos, período em que foi modelo preferida de seus retratos. Depois foi a vez de Jeanne Hébuterne. Eles moraram juntos em Paris e diante da ameaça de invasão pelas tropas alemãs em 1918, mudaram-se para a costa mediterrânica. Em Nice, nasceu a primeira filha do casal, que ganhou o nome da mãe e foi reconhecida por Modigliani como sua filha. Quando finalmente estava prestes a se casar com Jeanne, novamente grávida, veio a tuberculose e a fatalidade. Sua biografia foi escrita pela filha, que foi criada pela avó.

 

AFP