Público poderá conferir dez fotografias, cinco desenhos, dois vídeos e uma instalação em neon do artista que terá sua primeira individual em São Paulo
A mostra individual do artista pernambucano Carlos Mélo inaugura a Moura Marsiaj, nova galeria de arte de São Paulo, que abre suas portas no próximo dia 28. As obras provocativas de Carlos Mélo, que terá sua primeira individual em São Paulo, sinalizam a proposta da galeria. A poética do artista tem o corpo como dobradiça, articulando política, sexo e arte numa série inédita de fotografias, um dos pontos principais da mostra.
O público poderá conferir dez fotografias, cinco desenhos, dois vídeos e uma instalação em neon. O artista usa a palavra “emissão” para definir este conjunto de obras, “lançar fora de si o que está dentro, devolver para o mundo a substancialidade condensada no corpo, antes oco, agora grávido. Os desenhos, densas massas de grafite, são uma espécie de conformação física desta experiência corpo-mundo”, reflete Carlos Mélo.
Segundo Cristiana Tejo, curadora da mostra, “O Corpo Barroco não nomeia esta exposição, titula apenas um dos trabalhos presentes, mas por sua capacidade singular de sintetizar as questões encarnadas em cada obra, ele é a via de entrada deste texto e da mostra individual de Carlos Mélo”.
Sobre a Galeria Moura Marsiaj
A Moura Marsiaj é o resultado de uma fusão inédita no mercado de arte realizada entre as galerias Mariana Moura e Laura Marsiaj, renomadas por atuar em Recife e no Rio de Janeiro, respectivamente.
O ineditismo da fusão de duas galerias atuantes em cidades diferentes confirma o aquecimento do mercado de arte e o interesse crescente por arte contemporânea. A Moura Marsiaj representa 24 artistas, quatro estrangeiros e 21 brasileiros de vários estados do país.
“Iremos agregar novos valores e ampliar a visibilidade dos artistas que representamos em uma das cidades brasileiras de maior efervescência cultural”, anima-se Mariana Moura. Para isso, o calendário de 2011 da Moura Marsiaj conta com a realização de seis exposições que prometem enriquecer ainda mais o circuito das artes da capital paulista.
“O perfil dos artistas representados pela Moura Marsiaj é eclético e composto por artistas jovens, de média carreira e também artistas maduros, cada vez mais estabelecidos no mercado nacional, como é o caso de Eduardo Kac, Lucia Laguna, Gabriela Machado, Walmor Corrêa”, explica Laura Marsiaj.
Artistas Representados pela Moura Marsiaj:
1. Alice Vinagre (PB Brasil)
2. Amanda Melo (PE Brasil)
3. Ana Elisa (SP Brasil)
4. Ana Miguel (RJ Brasil)
5. Arnaldo Antunes (SP Brasil)
6. Barbara Wagner (PE Brasil)
7. Bruno Vilela (PE Brasil)
8. Carlos Melo (PE Brasil)
9. Celina Yamauchi (SP Brasil)
10. Cristian Silva Avaria (Chile)
11. Daniel Murgel (RJ Brasil)
12. Edgar Martins (Macau)
13. Eduardo Kac (RJ Brasil)
14. Eudes Mota (PE Brasil)
15. Fabio Baroli (MG Brasil)
16. Gabriela Machado (RJ Brasil)
17. Jeanine Toledo (AL Brasil)
18. Kilian Glasner (PE Brasil)
19. Lucia Laguna (RJ Brasil)
20. Marta Chilindron (Argentina)
21. Paulo Vivacqua (ES Brasil)
22. Renata de Bonis (SP Brasil)
23. Waleria Américo (CE Brasil)
24. Walmor Correa (SC Brasil)
Laura Marsiaj
Considerada uma marchand na contra mão da crise, Laura Marsiaj, formada em Psicologia e pós graduada em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC/RJ, realizou exposições e vernissages que ficaram na história, como a exposição/instalação de Ernesto Neto, comemorando o primeiro ano da galeria. A fragilidade do mercado carioca que no passado já foi associada à migração dos bancos e indústrias para São Paulo, foi o desafio que estimulou Laura Marsiaj a abrir sua galeria no Rio de Janeiro, em 2000, e acreditar na recuperação do mercado de arte carioca. Foi graças a sua política de representação, forte elo com artistas e fidelização de suas relações com clientes que Laura Marsiaj transformou a cena de arte do Rio de Janeiro, representando inicialmente artistas como Luiz Zerbini, Emmanuel Nassar etc.
Mariana Moura
Mariana Moura é pós graduada em jornalismo cultural pela PUC-SP e História da Arte pela FAAP. Durante dois anos trabalhou no mercado de arte em São Paulo e, em 2004, voltou à Recife para montar sua própria galeria, a Mariana Moura - considerada uma das mais influentes fora do eixo Rio – São Paulo e reconhecida em todo o país. Pautada na seriedade e coerência do seu trabalho, com time de artistas consolidados e poderoso grupo de artistas mais jovens, a galeria foi criada num momento bastante oportuno, diante da crescente projeção da produção artística do Recife, crescimento econômico do estado e desenvolvimento de um público colecionador expressivo.
Serviço
Local: Moura Marsiaj
Exposição “Carlos Mélo”
Abertura: 28 de março de 2011
Período : 29 de março a 30 de abril
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h30 às 19h, sábado, das 12 às 18h
Número de obras: 10 fotografias, 5 desenhos, 2 vídeos e uma instalação em neon.
Endereço: Rua Mateus Grou, 618 – Pinheiros
Telefone: (11) 3031 1061
Informação à Imprensa
Casé Assessoria
Tel.: 11. 3060.8412
Patrícia Casé / Paola Del Monaco / Fabiana Oliva
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.