MAC Dragão do Mar finaliza seleção para Curador e anuncia Conselho

 

Terminou o prazo de apresentação de currículos para o cargo de curador do Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Foram enviados currículos de São Paulo (SP), de Campinas (SP), Campina Grande (PB), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Lisboa (Portugal). O CDMAC anuncia também a criação de um Conselho Curador para o MAC, composto por três profissionais de destaque no campo da curadoria das artes visuais no Brasil: Moacir do Anjos (do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, no Recife/Pe), Rodrigo Moura (do Museu de Arte Moderna da Pampulha, BH/MG) e Agnaldo Farias (crítico de arte e ex-diretor do MAM/RJ). A seleção dos três melhores curriculos para curador do MAC será feita pelo Conselho Curador e em seguida haverá entrevista do selecionado pelo presidente do CDMAC, Augusto César Costa e pelo diretor de Ação Social, Luis Carlos Sabadia. O nome do curador escolhido será divulgado antes do final do mês.

 

A proposta conceitual e operacional do Museu o credencia como espaço qualificado para a interlocução de artistas e público, com o estímulo a ampla manifestação de diversas linguagens e tendências e assumindo o papel de formação. Dentro desse projeto, é imprescindível a constituição de um Conselho Curador que abrigue pensamentos conectados com as mais diversas formas de expressão, atendendo às demandas externas e com estrutura para renovar e facilitar o fluxo de informações da cultura contemporânea no Ceará e na região. Fazem parte desse processo a promoção de fóruns de discussão, encontros de sistemas de museus, seminários com curadores e profissionais de áreas afins (conservadores, restauradores, arte-educadores), para a capacitação de profissionais que já colaboram ou possam vir a colaborar com o MAC.

 

O diretor/curador do MAC e os membros do Conselho Curador terão mandato de um ano, renovável por igual período a critério da diretoria do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

 

 

Fonte:

http://www.revistasim.com.br/asp/materia.asp?idtexto=1518