Palestra e exposição marcam lançamento de livro sobre arquiteta Lina Bo Bardi
A arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) é tema de lançamento de livro e palestra da arquiteta e crítica Olivia de Oliveira, baiana radicada na Suíça, hoje, a partir das 20h, no Sesc Pompéia, em São Paulo.
"Lina Bo Bardi - Sutis Substâncias da Arquitetura" (ed. Romano Guerra e Gustavo Gili, R$ 142, 400 págs.), de Oliveira, é baseado em sua tese de doutorado, defendida na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, na Espanha, em 2002.
Oliveira ministra palestra hoje no Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, SP, tel. 0/xx/11/3871-7700, entrada franca), um dos projetos mais conhecidos de Lina, ao lado do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e da Casa de Vidro, no bairro do Morumbi.
A publicação, com apurado desenho gráfico de Carlito Carvalhosa e Rara Dias e contendo muitas ilustrações, croquis, fotos e desenhos da arquiteta, preenche uma lacuna editorial sobre Lina, já que o livro "Lina Bo Bardi", organizado por Marcelo Ferraz e editado pelo Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, está esgotado.
No hall do teatro do Sesc, serão expostos 21 desenhos originais da arquiteta e fotografias de Nelson Kon. Mostra dedicada a Lina no Masp foi prorrogada e fica até o dia 19.