São Paulo - Apesar de já estar sendo preparado para a inauguração, em setembro, só agora o Museu da Cidade foi criado oficialmente. O decreto da prefeita Marta Suplicy foi publicado ontem, no Diário Oficial. O museu vai funcionar na antiga sede da Prefeitura, no Palácio das Indústrias.

 

A criação do museu faz parte das comemorações dos 450 anos. O palácio será transformado em um espaço para estudo, documentação e exposições temporárias sobre a cidade, da sua fundação até os dias atuais. Na entrada, o visitante deve ser recepcionado com uma enorme maquete da cidade. Atrás do hall principal, será montado um espaço para exposições, um café e uma loja. O local também deve abrigar centro de informações turísticas e culturais.

 

O decreto torna o Museu da Cidade o núcleo central do Sistema Municipal de Museus. A reforma do palácio está em fase de licitação pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). A exposição que vai inaugurar o espaço será o material coletado na Expedição São Paulo 450 Anos, realizada em janeiro. Acompanhados de jornalistas do Estado, especialistas percorreram a cidade coletando informações para o acervo do museu.

 

Marcus Lopes