A exposição é um convite à reflexão sobre os impactos dos eventos que influenciaram no progresso do Brasil

Caixa Cultural São Paulo apresenta a mostra 1908 – Um Brasil em Exposição, que acontece dos dias 09 de abril a 29 de maio de 2011, no centro da capital paulista (Sé) e traz uma retrospectiva da Exposição Nacional de 1908, realizada no Rio de Janeiro, então capital federal, para comemorar o centenário da Abertura dos Portos às Nações Amigas.

A exposição é uma vitrine do Rio de Janeiro da Belle Époque e seu progresso, apresentando ao público os diversos pavilhões construídos especialmente para o evento e o material pesquisado em diversas instituições como o Arquivo Nacional, a Biblioteca Nacional, o Museu da República, entre outros, e em coleções particulares. A entrada é gratuita e conta com a curadoria de Margareth da Silva Pereira (doutora em História Urbana e professora do PROURB - Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da UFRJ).

A Exposição Nacional de 1908, realizada entre os dias 11 de agosto e 15 de novembro de 1908, na Praia Vermelha, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, foi promovida pelo Governo Federal, para celebrar o centenário do início da abertura dos portos brasileiros às transações marítimas internacionais. O grande evento provocou um amplo inventário da economia, da cultura, da história do país. Apresentou também a nova Capital da República - urbanizada pelo Prefeito Pereira Passos e saneada por Oswaldo Cruz – a diversas autoridades nacionais que a visitaram, revelando o Brasil aos próprios brasileiros, em sua diversidade e em seus contrastes, pela primeira vez.


O Rio de Janeiro, que em 1908 contava com 800.000 habitantes, recebeu, ao longo dos três meses da exibição, mais de um milhão de visitantes entusiasmados que, para entrar no espaço da Exposição, passavam pelas roletas do Portão Monumental. Além dos estados da Federação, diversas instituições públicas se fizeram representar na Exposição.

Destinada a divulgar a Exposição Nacional de 1908, a atual montagem mostra ao público a 'descoberta do Brasil pelos brasileiros' e o que significou aquele grande evento - com sua vistosa arquitetura efêmera concebida nos mais diversos estilos construídos na Praia Vermelha. “Se o Brasil, então jovem República, havia consolidado o Rio de Janeiro, após a modernização empreendida pelo Prefeito Pereira Passos e pelo Ministro Lauro Müller como sua maior expressão, A Exposição Nacional celebrava o processo de inserção de todo o país em um modo de vida urbano, industrial e cosmopolita”, explica a curadora da exposição Margareth da Silva Pereira.



A mostra apresentada na Caixa Cultural São Paulo (Sé) se estrutura em módulos temáticos que abordam o processo da concepção, construção e inauguração da Exposição Nacional, termômetro da globalização do Brasil há cem anos. O evento permite que o público do século XXI aprofunde seus conhecimentos não só sobre a história da cidade, mas sobre os hábitos e as instituições culturais da época.

“1908 - Um Brasil em Exposição” ao enfocar os primórdios do processo de urbanização do bairro da Urca permite, ainda, traçar paralelos entre os grandes eventos de ontem - as Exposições Universais e Nacionais - e os de hoje - como a Copa do Mundo e a Olimpíada, seus herdeiros diretos - e refletir sobre o impacto e as contribuições que vêm trazendo para o crescimento das cidades.

SERVIÇO


Mostra ‘1908 – Um Brasil em Exposição’

Abertura para convidados e imprensa: dia 09/04, às 11h

Visitação: de 09 de abril a 29 de maio de 2011

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP

Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal