O rei da Espanha Juan Carlos inaugurou hoje o Picasso Málaga, com 204 obras, cumprindo desejo do pintor 30 anos após sua morte.
Madri - Cumprindo um desejo do pintor Pablo Picasso, sua cidade natal ganhou finalmente um museu dedicado a sua obra. O rei da Espanha Juan Carlos inaugurou hoje o Picasso Málaga com um acervo permanente de 204 trabalhos - entre desenhos, pinturas e esculturas -, além de uma mostra temporária com 43 peças. O museu fica nas proximidades da casa onde nasceu o artista, e onde hoje funciona a Fundação Picasso. Além de Málaga, Paris e Barcelona sediam instituições voltadas ao legado do artista.
Pablo Picasso nasceu em Málaga em 1881 e se mudou para Paris em 1904. Prometeu nunca mais pisar na Espanha enquanto o ditador Francisco Franco vivesse. Picasso morreu em 1973, dois anos antes do general. O acervo do museu foi montado a partir de doações da nora do artista, Christine Ruiz-Picasso, e do neto Bernard. Segundo o jornal El Pais, a coleção do museu foi avaliada em US$ 206 milhões.
AE-AP