CASA BRASIL SE UNE À ESCOLA SEM SÍTIO E LANÇA CHAMADA PARA TRÊS CURSOS LIVRES GRATUITOS COM CERTIFICAÇÃO

Imersões Poéticas, Imersões Curatoriais e o Experiências em mediação cultural oferecerão até 60 vagas por meio de seleção

A CASA BRASIL, apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras, lança no próximo dia 19 de setembro, em parceria com a Escola sem Sítio, processo seletivo para um programa de formação gratuito voltado para ampliar a prática, a reflexão crítica e as redes de diálogo no campo das artes. São três cursos livres que têm como fundamento a proposição de um espaço de reflexões – Imersões Poéticas, Imersões Curatoriais e o Experiências em mediação cultural. Com 20 vagas cada, que serão preenchidas por meio de seleção, os cursos contam com encontros com orientadores e convidados e atividades práticas ligadas à concepção e montagem de exposições de artes visuais que serão desenvolvidas ao longo da organização da mostra inaugural da CASA BRASIL.

As dúvidas sobre a interpretação dos termos desta convocatória devem ser formuladas e enviadas para o e-mail até o limite de 48 horas antes do encerramento das inscrições. Os alunos que tiverem presença mínima de 75% nas atividades receberão certificado. As Inscrições são por meio do preenchimento integral do formulário disponível no site www.casabrasil.rj.gov.br

Imersões Curatoriais

Voltado para pesquisadores e interessados na elaboração de projetos e curadoria de exposições. O trabalho com os alunos é realizado a partir de estudos de caso, laboratório de palestras com professores convidados, acompanhamento de montagens, conversas com artistas e curadores, orientação e produção de um projeto curatorial e expográfico. O curso oferece aos participantes a oportunidade de um exercício conceitual e prático dos processos de concepção e elaboração de uma mostra de arte. A proposta se constitui em um laboratório com palestras e encontros em que os alunos são orientados e participam de atividades relativas à concepção e à realização de uma mostra de arte contemporânea, perpassando pela curadoria, expografia, pesquisa, produção, mercado de arte e design.

O curso é coordenado por Marcelo Campos que junto com Ivair Reinaldim conduzem o conteúdo e orientam o grupo durante todo o percurso. Profissionais das diversas áreas serão recebidos, também, em encontros pontuais para compartilhar suas experiências.

O programa tem carga horária de 120h distribuídas em um encontro semanal, aos sábados, das 10h às 13h, com aulas de 11 de outubro de 2025 a 30 de maio de 2026. Estão previstas reuniões online e encontros com curadores e artistas, visitas a ateliês e a espaços culturais e uma agenda de acompanhamento de montagem das exposições, que serão previamente combinados com os participantes.

Após o lançamento da chamada no dia 19 de setembro, os interessados terão até o dia 29 para fazer as inscrições. No dia seguinte, 30 de setembro, terá início a pré-seleção, com duração de dois dias. No dia 02 de outubro será divulgado o resultado da pré-seleção. As entrevistas acontecerão entre os dias 04 e 08 de outubro. O resultado final será divulgado até o dia 09 de outubro. O início das aulas está previsto para o dia 11 de outubro.

"Os cursos terão papel crucial no desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos. Para os artistas, esses cursos oferecem a oportunidade de explorar novas formas de expressão, adquirir e ampliar o conhecimento sobre a história e as teorias da arte. Além disso, os cursos proporcionam um ambiente acolhedor e propositivo, onde os artistas recebem avaliações críticas de diferentes interlocutores e encontram um espaço de debate e reflexão. Para os que buscam trabalhar com curadoria e gestão de exposições, a formação permite que os participantes desenvolvam uma compreensão e um olhar crítico sobre as práticas curatoriais contemporâneas e históricas. Os cursos de formação também oferecem a oportunidade de aprendizado sobre as estratégias de comunicação com o público”, afirma Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

“A CASA BRASIL vive um momento singular em sua trajetória. A realização desta seleção de artistas e pesquisadores para participarem dos cursos é uma etapa crucial do processo recém-iniciado, que tem a arte brasileira como pilar fundamental. Nossos cursos desempenham um importante papel para desenvolver profissionais qualificados, capazes de atender às diversas demandas do setor cultural. A oferta de cursos para formação de profissionais é vital para garantir a qualidade e a inovação no setor”, destaca Tania Queiroz, diretora da CASA BRASIL. O projeto CASA BRASIL concorreu com mais de 8 mil propostas e foi um dos contemplados no Programa Petrobras Cultural.

Segundo Jocelino Pessoa, diretor da V ARTE, que coordena o projeto, “as experiências curatoriais e de mediação cultural são fundamentais para o enriquecimento do campo das artes e para o engajamento do público com as exposições. São essenciais para a valorização da arte, formação do público, promoção da inclusão e acessibilidade, incentivo ao diálogo e à reflexão, e o fortalecimento do setor cultural como um todo. A certificação é a oportunidade para profissionalização dos participantes”, explica.

A CASA BRASIL é um centro cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O projeto, uma parceria com a produtora V ARTE, é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei Rouanet com patrocínio oficial da Petrobras.

CRONOGRAMA – PROCESSO SELETIVO:
Lançamento da chamada – 19 de setembro de 2025
Período de inscrições – 19 a 29 de setembro de 2025
Pré-seleção – 30 de setembro e 1 de outubro de 2025
Divulgação do resultado da pré-seleção – 2 de outubro de 2025
Entrevistas – 4 a 8 de outubro de 2025 de 2025
Divulgação do Resultado final – Até 09 de outubro
Início das aulas – 11 de outubro de 2025

Mais informações
Tel.: (21) 99192-4894
Assessoria de Imprensa da CASA BRASIL
Rita Fernandes – ()
Márcio Martins ()