VIENA, 15 Mar (AFP) - Cinco obras do artista austríaco Gustav Klimt, que devem ser devolvidas à sua herdeira americana depois de uma decisão judicial, saíram de Viena com destino a Los Angeles, informou nesta quarta-feira um porta-voz do museu Belvedere, que até agora abrigava os quadros.

 

As pinturas de Klimt (1862-1918) foram enviadas na terça-feira aos Estados Unidos onde, em primeiro lugar, foram exibidas no Los Angeles County Museum of Art, na Califórnia, acrescentou o porta-voz Sigrid Sprung. Entre as cinco obras do pintor, artista chave da "Art Nouveau" e do simbolismo vienense, estão dois retratos de Adele Bloch-Bauer.

 

Todas foram retiradas do museu Belvedere no início de fevereiro, depois que o governo austríaco renunciou a comprá-los por serem caras demais e aceitou devolvê-las a Maria Altmann, de 89 anos, uma americana de origem austríaca e herdeira de uma família judia, espoliada pelos nazistas.

 

"A República não tem os 300 milhões de dólares necessários para manter estas obras em coleções públicas", declarou, então, o governo austríaco.

 

Após um longo processo judicial, em janeiro um tribunal tomou decisão favorável a Altmann.