mam b16e0

Uma peça de porcelana da artista plástica Gabriela Machado quebrou neste domingo (26) no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), no Aterro do Flamengo, zona sul.

Segundo a direção do MAM, o incidente ocorreu após vibrações provocadas por caixas de som do evento Rio Parada Funk, que ocorria em frente ao museu, derrubarem a obra.

"A estrutura do museu tremia por causa das caixas de som, que estavam viradas para nós. As peças da Gabriela estavam sobre uma mesa e uma delas infelizmente caiu", disse Carlos Alberto Chateaubriand, presidente do MAM.

Chateaubriand afirmou que o museu não foi avisado sobre o evento e que decidiu encerrar as exposições antes da horas, às 15h, porque, incomodados, os visitantes deixavam o lugar.

"Não sou contra o evento, só acho que deveriam ter nos avisado", afirmou o presidente do MAM.

Ele disse ainda que vai recorrer à Justiça sobre o caso. Não foi possível avaliar o prejuízo financeiro causado pelo dano à peça ou se há possibilidade de conserto.

Milhares de pessoas participaram do Rio Parada Funk, lotando boa parte da extensão do Aterro do Flamengo, que ficou fechado ao trânsito. Essa foi a sexta edição da festa, que ocorre anualmente.

Paredões de caixas de som foram montados em frente ao MAM e o palco principal, que recebeu shows de nomes conhecidos do funk carioca, como os DJs Malboro e Sany Pitbull, foi instalado próximo ao Monumento dos Pracinhas.