Santiago - Uma escultura de Auguste Rodin, roubada do Museu Nacional de Belas Artes em Santiago, foi encontrada na sexta-feira à noite no bairro de San Joaquín ao sul da capital chilena, informou o Ministério da Educação.

 

"A escultura apareceu no Parque Florestal", anunciou a diretora de Bibliotecas, Arquivos e Museus, Clara Budnik, após receber um telefonema do ministro da Educação chileno, Sergio Bitar.

 

De acordo com as primeiras versões, um garoto encontrou a peça no Parque Florestal de Santiago, onde fica o museu, e a levou com ele até ouvir as notícias sobre o roubo. Foi aí que decidiu ir até uma delegacia da Polícia dos Carabineiros, no bairro de San Joaquín.

 

A estátua O Torso de Adele, avaliada em cerca de US$ 515 mil, foi roubada na noite de quinta-feira do museu de Belas Artes, que abriga uma exposição com obras do escultor francês. "Um menino a encontrou... e avisou às autoridades depois de ter visto na TV a notícia do roubo", disse Clara Budnik, a chefe do departamento de Arquivo Nacional e Bibliotecas.

 

"O menino encontrou a estátua escondida em um arbusto no parque e, quando se deu conta da importância dela, entrou em contato com a polícia."

 

"Não há nenhuma dúvida de que se trata da escultura roubada. Ela tem o selo ´AZ Rodin 6137´ que a identifica", disse Budnik.

 

As autoridades haviam fechado a exposição com as obras cedidas pelo Museu Rodin, de Paris, depois do roubo da estátua, que mede 47,5 centímetros e pesa 20 quilos.

 

O chefe da polícia local, Miguel Valdivia, disse que "não há sinais de entrada forçada no museu ou qualquer violência".

 

"É uma peça pequena. Quem quer que a tenha roubado pode tê-la escondido em uma bolsa, em meio a roupas", disse ele.

 

Mais de cem mil pessoas já haviam visitado a exposição em Santiago durante o primeiro mês. Rodin, o escultor francês que morreu em 1917, é mais conhecido por suas esculturas O Beijo e O Pensador.

 

AFP e BBC Brasil.com