São Paulo - A cantora Madonna emprestou dois quadros de sua coleção particular ao museu de arte moderna britânico Tate Modern, que vai abrigar uma exposição de trabalhos da pintora mexicana Frida Kahlo.

 

As pinturas intituladas Auto-Retrato com Macaco e Meu Nascimento, descritas por Madonna como dois de seus quadros preferidos, vão ser exibidos na galeria de Londres a partir do dia 9 de junho. Eles estarão entre os itens que farão parte da primeira grande exibição de Kahlo no Reino Unido em mais de 20 anos.

 

A artista, conhecida por suas pinturas ousadas e coloridas, aprendeu a arte sozinha, ao ficar temporariamente acamada depois de sofrer um acidente de ônibus em 1925. Kahlo nunca mais se recuperou totalmente e até sua morte, em 1954, aos 47 anos, ela vivia entre sua casa e internações no hospital.

 

A artista se apaixonou pelo pintor mexicano Diego Rivera em 1927, mas o casal teve um casamento tempestuoso, que virou tema de Frida, filme biográfico da artista, que conferiu à atriz Salma Hayek uma indicação ao Oscar.

 

Redescoberta por colecionadores de arte nos anos 80, Kahlo é identificada como uma das maiores artistas do século 20. Frida Kahlo produziu cerca de 140 pinturas durante sua vida. Sessenta delas ficarão expostas na Tate Modern até outubro.

 

BBC Brasil