Uma série de desenhos animados inspirada nos artistas Frida Kahlo e Diego Rivera será exibida em vários países da América Latina a partir de outubro, informaram, nesta quinta-feira (2), seus produtores, os mexicanos Jorge Gutiérrez e Sandra Equihua.

 

"O tigre, as aventuras de Manny Rivera" vai ao ar no canal de desenhos americano "Nickelodeon".

 

A série conta as aventuras de Manny, um menino que vive com seu pai e seu avô em Miracle City, um caldeirão de culturas. Quando ele gira a fivela de seu cinto, se transforma no "Tigre", um combatente mascarado, valente e poderoso. O personagem é uma mistura de guerreiro asteca e ninja do anime japonês, com espírito de herói e o potencial de se transformar num temível vilão.

 

Gutiérrez disse à agência EFE que quis prestar um tributo aos grandes artistas do México. "O personagem central tem o sobrenome Rivera e a sua melhor amiga se chama Frida", explicou.

 

A principal vilã será "La Catrina", nome dado à morte no México. Será uma caveira elegantemente vestida, com um enorme chapéu.

 

As histórias da série se baseiam na infância de seus criadores. Mas eles afirmam que não é preciso conhecer a cultura mexicana para gostar do desenho.

 

A idéia de criar uma série baseada na cultura e nas tradições mexicanas nasceu da nostalgia de Equihua, que vive há vários anos nos Estados Unidos, assim como Gutiérrez. Os produtores lamentaram que no México não exista uma indústria de desenhos animados, e que por isso tenham sido obrigados a emigrar.