São Paulo - O carnaval a tônica das mostras de fotografia de Jaques Faing e de Rui Mendes. Guto Lacaz apresenta interessantes e lúdicas instalações como parte do Projeto Octógono de Arte Contemporânea, programa regular do museu. A exposição de fotos de Paulo Mac Dowell tem uma menção explícita à cidade.

 

O fotógrafo de Brasília mudou-se há um ano para a capital paulista e dessa "cidade que o acolheu" o local escolhido como tema de suas imagens foi o Parque da Luz, o "primeiro jardim botânico de São Paulo".

 

É curioso como tanto Jaques Faing quanto Rui Mendes conseguiram tratar do carnaval sem cair em representações e idéias já tão desgastadas e comuns ao evento. Nos impressionantes e belos trabalhos de Giracorpogira, de Faing, a fotografia está nas paredes como pintura.

 

O fotógrafo também registrou a saída das escolas de samba pelo túnel que liga o sambódromo à Lapa. "Tão insólito, escolas inteiras em um túnel", indo embora para casa.

 

Em O Jardim da Luz - Seus Personagens, Seu Encanto, Paulo Mac Dowell exibe 46 imagens em preto-e-branco de flagrantes no parque que rodeia a Pinacoteca.

 

E Guto Lacaz, como parte do projeto Octógono, com curadoria de Ivo Mesquita, exibe dois trabalhos: Pinacotrens, composto por segmentos de trilhos de trens de brinquedo que ligam janelas do pátio interno do museu para incitar uma série de questões; e a instalação Garoa Modernista, uma enorme pintura "que aparece e desaparece, que se desloca da parede para o espaço" como uma "encenação de chuva".

 

Serviço - Jaques Faing, Rui Mendes, Guto Lacaz e Paulo Mac Dowell - Pça. da Luz, 2, 3229-9844. 10h/17h30 (fecha 2.ª). R$ 4. Grátis aos sábados.

 

Camila Molina