Caixa inaugura Conjunto Cultural que funciona à noite na Sé
A agência da Caixa Econômica Federal na Praça da Sé dará lugar a um Conjunto Cultural de mais de 1,6 mil metros quadrados. A novidade será entregue a São Paulo no dia 24 de janeiro, abrindo as comemorações dos 450 anos da cidade. A agência será transferida para andares superiores do edifício, no número 111 da Praça, enquanto o Conjunto Cultural ganhará galerias, salões polivalentes, sala de vídeo e áreas de convivência como um centro de internet e um café. O grande destaque é que o Conjunto funcionará por doze horas ininterruptas, das 9h às 21h, contribuindo para reacender a vida cultural noturna no Centro.
O novo Conjunto Cultural ocupará três pavimentos e as benfeitorias da reforma devem destacar a arquitetura original do prédio, construído na década de 30, com pilares de mármore negro, piso de madeira, vidros ingleses e um vitral de mais de seis metros de altura, criado pelo artista italiano Henrique Zucca. As galerias Neuter Michelon e Nobre serão transferidas do terceiro andar do prédio para o térreo e o pavimento superior do novo Conjunto. As galerias receberão ar-condicionado e mais espaço para abrigar as exposições de artes plásticas e fotografia.
Haverá ainda três áreas para exposições, uma sala de vídeo e dois salões multiculturais, onde deverão se apresentar grupos de teatro, música e dança. O Museu da Caixa e o auditório serão mantidos no quarto andar do edifício.
O novo espaço conta com dois vãos livres, aumentando a interação entre os três pavimentos. Quem estiver no café, que ficará no segundo piso, poderá, por exemplo, assistir a um espetáculo exibido no térreo. Os três pavimentos são ligados por escada ampla e elevador. A entrada será adaptada para ampliar a acessibilidade, com a instalação de uma rampa eletrônica.
Os investimentos da Caixa na recuperação do Quadrilátero Sé e nas novas instalações do Conjunto Cultural chegam a R$ 20 milhões.
Mais Cultura
O horário de atendimento do novo Conjunto Cultural da Caixa será mais amplo, oferecendo opções culturais durante a noite no Centro de São Paulo. O Conjunto funcionará de terça a domingo, das 9h às 21h. O novo horário se estenderá, também, ao quarto andar do edifício, onde estão instalados o Museu da Caixa e o auditório.
Anita Malfatti inaugura novo Conjunto Cultural
A Caixa Econômica Federal vai apresentar uma exposição com 90 obras da pintora Anita Malfatti, destaque do Modernismo da década de 20. A exposição "Referencial Anita Malfatti" celebra o aniversário de 450 anos de São Paulo, apresentando várias telas inéditas da pintora.
Confira toda a programação do aniversário:
Conjunto Cultural da Caixa na Sé - horário para visitação: terça a domingo, das 9h às 21h
O quê: Exposição "Referencial Anita Malfatti"
Mostra com 90 obras da artista, enfatizando os Estudos de Pintura, o Grupo dos Cinco (do qual ela fez parte no início do século 20 com o movimento modernista) e os Lados da Vida (sobre a trajetória de Anita). Destaque para obras inéditas como "Outono" e "Primavera", além de seu maior quadro, "Época da Colonização", da década de 40, que mede 1,47m x 1,17m.
Quando: 24 de janeiro a 28 de março
Quanto: Grátis
O quê: Exposição "Memórias do Edifício Sé"
São 60 imagens feitas pelo fotógrafo H. Brecherini na década de 40, com trabalhadores e instalações da agência da Caixa.
Quando: 24 de janeiro a 28 de março
Quanto: Grátis
O quê: "Caminhos de São Paulo - Mapas Históricos da Cidade"
Mostra de mapas da década de 30, pertencentes ao acervo do Museu da Caixa.
Quando: 24 de janeiro a 28 de março
Quanto: Grátis
O quê: "Jovens da Febem Revelam SP"
Fotos feitas durante expedição pelo Centro da cidade com 15 meninos em regime semi-aberto da Febem que, munidos de câmeras fotográficas, retrataram sua visão da cidade, sob curadoria do fotógrafo João Kulcsar.
Quando: 24 de janeiro a 28 de março
Quanto: Grátis
Quadrilátero da Sé Restaurado
No sábado, dia 24, a prefeita Marta Suplicy e o presidente da Caixa, Jorge Mattoso, entregam a São Paulo as quatro fachadas restauradas pela Caixa no Quadrilátero da Sé. Também será entregue a maquete do projeto de reurbanização da área. A cerimônia começará às 11h.
Vão Livre da Paulista
(altura do número 1842 da Avenida Paulista)
O quê: Exposição "Memorial do Imigrante"
Quando: de 2 de fevereiro a 25 de abril, abertura dia 2, às 12h30, com apresentação do grupo folclórico português Santa Marta dos Navegantes
Com painéis fotográficos abrangendo os últimos 150 anos da história da cidade, sob a ótica de diversos grupos étnicos. Haverá apresentação de grupos folclóricos, representando as diferentes colônias de imigrantes. Realizado pela Caixa em parceria com o TRF (Tribunal Regional Federal).